SupplyLabs

O poder da informação verdadeira, completa e clara.

Acreditem: todos os problemas jurídicos de direito do consumidor envolvem uma má qualidade de informações a respeito dos produtos ou dos serviços ou uma omissão de informações importantes que deveriam ter sido transmitidas.

Em uma busca rápida nos nossos Tribunais, encontramos mais de dois mil acórdãos que envolvem o direito à informação. Além disso, em nossa experiência de mais de dez anos trabalhando com direito do consumidor, podemos te afirmar que em 100% dos casos, há algum problema de informação (claro que, alguns, envolvem também outras questões).
Se você, empreendedor, tiver isso em mente sempre, no cotidiano de sua empresa, durante toda a cadeia de produção ou de fornecimento de seus produtos e serviços, vai evitar um turbilhão de problemas judiciais e, ainda mais valioso, vai ganhar a credibilidade de seus clientes.
Coloque a informação de qualidade como regra para toda a sua equipe e verá o quanto a sua empresa vai crescer e evitar sérios problemas jurídicos e éticos.

Informação e consumidor são duas expressões inseparáveis:

O Superior Tribunal de Justiça afirma que informação de qualidade caminha lado a lado aos princípios da transparência, da confiança e da boa-fé:
Primeiro, a informação é irmã-gêmea – “inseparável”, diz Jorge Osset Iturraspe (Defensa del Consumidor, 2ª ed., Santa Fé, Rubinzal – Culzoni, 2003, p. 29) – dos Princípios da Transparência, da confiança e da Boa-fé Objetiva. Sem ela, esses princípios não se realizam. Por isso se apregoa que ser informado é ser livre, inexistindo plena liberdade sem informação. Perceptível, então, a contradição entre aqueles que pregam o “livre mercado” e, ao mesmo tempo, negam, solapam ou inviabilizam a plena informação ao consumidor.
Segundo, é a informação que confere ao consumidor ‘a possibilidade de utilizar os produtos comercializados com plena segurança e de modo satisfatório aos seus interesses’ (Gabriel A. Stiglitz, Protección Jurídica del Consumidor, Buenos Aires, Depalma, 1986, p. 45). Só o consumidor bem informado consegue de fato usufruir integralmente os benefícios econômicos que o produto ou serviço lhe proporciona, bem como proteger-se de maneira adequada dos riscos que apresentam. (…)
Terceiro, a informação “é um fator essencial do desenvolvimento da concorrência” (Thierry Bourgoignie, Proposition pour une Loi Générale sur la Protection des Consommateurs, Bruxelles, Ministère des Affaires Économiques, 1995, p. 41), pois sabe-se que, bem informados, os consumidores podem melhor adquirir produtos e serviços, ou simplesmente evitá-los. (…)
Quarto, a informação é uma das técnicas de enfrentamento das assimetrias existentes no mercado, sobretudo entre profissionais e profanos – o desequilíbrio de conhecimento entre os contratantes. Todos concordam que o consumidor está em um patamar de informação inferior ao fornecedor, sendo-lhe muito mais custoso – quando não impossível – adquiri-la no mercado.”
(STJ, REsp 586.316/MG, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 17/04/2007, DJe 19/03/2009)

O que é uma informação de qualidade?

Apresento algumas regras que podem auxiliar a verificar se a sua informação é ou não de qualidade:

Publicado por:

Letícia Caroline Méo
Letícia Caroline Méo

leia mais | relacionados

Compras 4.0 e a transformação digital do procurement

Você está prestes a mergulhar no conceito de Compras 4.0, uma esfera crucial dentro da gestão empresarial. Inicialmente, é fundamental reconhecer que o setor de compras exerce um papel vital na diminuição de custos e no reforço da competitividade empresarial […]

continue lendo aqui

Como medir o seu SLA: passos e dicas

As empresas costumam usar Acordos de Nível de Serviço (SLA – sigla de Service Level Agreement) para estabelecer expectativas com seus clientes e definir padrões de serviço.  No entanto, é importante que eles entendam se o trabalho realizado por seus […]

continue lendo aqui

Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional.  As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer […]

continue lendo aqui