Como medir o seu SLA: passos e dicas

As empresas costumam usar Acordos de Nível de Serviço (SLA – sigla de Service Level Agreement) para estabelecer expectativas com seus clientes e definir padrões de serviço. 

No entanto, é importante que eles entendam se o trabalho realizado por seus prestadores de serviços está alinhado com o que está descrito no SLA. O desempenho do SLA permite que as organizações monitorem métricas específicas para ações e respostas do SLA.

O que é um SLA?

Um SLA é um acordo escrito de um plano que define serviços, expectativas e medição de desempenho. As organizações podem criar SLAs entre clientes internos e externos para definir os termos de serviço acordados contratualmente, como a rapidez com que um cliente pode esperar uma resposta após enviar uma solicitação. O estabelecimento de termos ajuda a gerenciar as expectativas do cliente e explica o que a organização pode fazer se violar os termos.

O SLA é importantes por vários motivos, como:

Estabelece confiança: um SLA fornece um acordo fundamental entre uma organização e seus clientes. Isto pode ajudar a criar confiança entre as duas partes porque ambas entendem quais são as expectativas, ajudando a fortalecer o seu relacionamento.

Define expectativas: os SLAs definem as expectativas tanto para clientes quanto para funcionários. Os clientes entendem quais serviços uma organização fornecerá e os funcionários entendem seu papel e responsabilidades específicos na prestação desses serviços.

Melhora a produtividade: A maioria dos SLAs permite indicar a urgência da solicitação. Isso permite que os profissionais analisem as solicitações e priorizem melhor os assuntos mais urgentes para serem resolvidos primeiro.

Simplifica a comunicação: um SLA cria um protocolo de comunicação formal, promovendo conversas estruturadas com base em termos mutuamente acordados. Isso permite que os profissionais gerenciem melhor suas cargas de trabalho e que os clientes entendam quando devem esperar uma resposta.

O que é desempenho de SLA?

É a prática de monitorar o desempenho de uma pessoa, departamento ou organização em relação às metas do SLA. Ajuda a identificar se o seu desempenho está alinhado com os requisitos do SLA ou se não estão a cumprir a sua parte do acordo.

Como medir o desempenho do SLA 

1. Estabeleça uma base
Revise seus SLAs atuais e níveis médios de desempenho. Use isso como base para determinar como você medirá o desempenho. Considere suas metas de negócios e os aspectos mais cruciais de seus SLAs para selecionar quais métricas você medirá como parte de sua avaliação de desempenho.

2. Peça feedback
Monitore as métricas de desempenho do SLA e procure tendências. Solicite feedback de seus clientes para saber mais sobre sua experiência específica com seus SLAs atuais. Pergunte onde eles acham que sua organização poderia melhorar.

3. Elabore novos SLAs
Com base em suas métricas e conversas com clientes, considere elaborar novos SLAs. Procure serviços desatualizados ou serviços que os clientes não gostam ou raramente usam e que você possa eliminar e considere quais novos serviços você poderia adicionar em seu lugar. Da mesma forma, esteja atento às estratégias que você poderia implementar para melhorar o desempenho do SLA ou como poderia gerenciar melhor as expectativas do cliente.

Conclusão:

São muitos dados e informações. Para ter o controle é necessária uma ferramenta que centralize áreas e processos num só lugar e assim diminuir o tempo de resposta. Temos a solução que sua empresa precisa.

Descomplicamos sua gestão de cadeia de fornecedores, desde o momento do cadastro, análises de risco até o monitoramento contínuo. E entre as diversas funcionalidades, está a pesquisa que pode ser criada pelos varejistas e disponibilizada aos fornecedores para serem respondidas, então pode ser uma pesquisa de satisfação, assuntos alheios à indústria, relação de fornecimento com o varejista ou assuntos inerentes às relações comerciais.

Conheça o Comply: 

📌 centralização de áreas e processos;

📌 diminuição de SLA;

📌 indicadores completos de fornecedores para ESG, jurídico, compliance;

📌 diminuição do risco; 

📌 aumento de produtividade.

Entre em contato e saiba mais!

💻  supplylabs.com.br

📲 (11) 99524-1298 WhatsApp

📧  contato@supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Como medir o seu SLA: passos e dicas

As empresas costumam usar Acordos de Nível de Serviço (SLA – sigla de Service Level Agreement) para estabelecer expectativas com seus clientes e definir padrões de serviço.  No entanto, é importante que eles entendam se o trabalho realizado por seus […]

continue lendo aqui

Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional.  As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer […]

continue lendo aqui

Gerenciamento de fornecedores para o sucesso na Black Friday: dicas essenciais

A Black Friday é um dos eventos de vendas mais importantes do ano, tanto para varejistas e indústria quanto para consumidores. Para os varejistas, é uma oportunidade de aumentar as vendas e obter lucros significativos. Para a indústria significa aumento […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!