Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional. 

As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer avançar as suas prioridades estratégicas e procuram melhorar a igualdade de gênero e abrir caminhos para o crescimento e o desenvolvimento das mulheres.

E como fazê-lo em minha empresa?

Tornando todas as oportunidades visíveis para todos. 

Historicamente, muitas oportunidades corporativas foram alocadas com base em “quem você conhece, não no que você conhece”. Mas os novos programas de recrutamento ajudam a abordar as desigualdades de gênero, incentivando ou exigindo que as oportunidades sejam divulgadas publicamente, tornando-as visíveis para um conjunto mais amplo de candidatos e dando às mulheres oportunidades iguais de candidatura. 

As oportunidades divulgadas publicamente geralmente revelam uma ampla variedade de caminhos, incluindo promoções, transferências laterais de cargos (como a transferência de funcionários de cargos de atendimento ao cliente para cargos de vendas) e atribuições de projetos especiais (como a criação de equipes de lançamento de produtos) que atraem funcionários de vários setores. 

Identificação de possíveis correspondências com base em habilidades e preferências. 

Para abordar as desigualdades de gênero à velocidade e à escala dos negócios atuais, os programas de recrutamento utilizam cada vez mais mercados bidirecionais de talentos. Os gerentes publicam oportunidades nesses mercados, o que sugere correspondências potenciais tanto para os gerentes quanto para os funcionários com base nos perfis dos funcionários. 

Os líderes podem identificar as habilidades dos funcionários de acordo com sua experiência profissional e histórico de treinamento. Ao sugerir possibilidades adequadas, um programa de recrutamento pode ajudar a incentivar as mulheres a candidatarem-se e a expandir o conjunto de potenciais candidatos para gestores que procuram colocação. 

Quando esses mercados estão em funcionamento, dados sugerem que as mulheres tendem a candidatar-se a oportunidades internas a uma taxa igual ou superior à dos homens – e são correspondidas em conformidade. Nos mercados de trabalho internos mais tradicionais, as mulheres, em comparação com os homens, participam a uma taxa desproporcionalmente inferior e normalmente recebem menos oportunidades.

Trabalhar para mitigar preconceitos. 

Para reduzir o preconceito, as agências de recrutamento podem ocultar parâmetros formadores de preconceito, como o gênero, nos perfis dos funcionários. Além disso, podem facilitar o acompanhamento e o relato de qualidades pessoais, facilitando a intervenção e a mitigação de preconceitos nas decisões de contratação. 

O ideal é sugerir vagas aos funcionários com base em suas habilidades e aspirações. Características como localização, idade, sexo e etnia não devem ser levadas em consideração e assim diminuir o risco de preconceito nas contratações internas. 

Para ter sucesso no desenvolvimento de uma força de trabalho mais diversificada e equilibrada em termos de gênero, os líderes empresariais devem estar preparados para enfrentar os seus comitês executivos, impulsionando o compromisso e garantindo a responsabilização, mesmo que as percepções iniciais sejam negativas. 

Eles têm que fazer o que acreditam ser certo, não apenas para melhorar o desempenho de uma organização, mas também para criar um mundo melhor.

A igualdade de gênero é uma pauta importante na agenda ESG que faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Chamados ODS, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima. 

Lembrando que a Supplylabs contribui para 9, dos 17 objetivos, entre eles o número 5 – Igualdade de Gênero.

Saiba mais sobre as ODS aqui.

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