Melhores práticas para transparência na cadeia de fornecimento

O mercado em torno da agenda ESG está fervilhando e as empresas buscam oferecer o melhor produto/serviço e ainda se destacarem da concorrência, pois o consumidor está mais consciente e exige marcas com responsabilidade social, ambiental e corporativa.

Independente do tamanho, sua empresa deve ater-se a algumas práticas-chave para transparência na supply chain: 

Esses elementos formam a integridade da cadeia de fornecimento. É importante estabelecer e seguir um conjunto de ideais e metas sobre os quais comunicam o progresso. 

Embora os incentivos de marketing muitas vezes forneçam a motivação para a transparência, observa-se que a demanda do consumidor por sustentabilidade cria riscos na cadeia de fornecimento. 

A parceria com fornecedores sustentáveis e a garantia de que os materiais do produto sejam rastreáveis são pré-requisitos para aumentar a comunicação com o público. Os consumidores querem saber como foi produzida uma camiseta branca, até se os trabalhadores envolvidos no plantio do algodão estão legalizados conforme as normas.

A falta de capacidade de fornecer esse tipo de informação em face de violações de segurança ou ambientais pode criar uma percepção negativa da marca que pode exigir remediação imediata e pode levar anos para a marca se recuperar, se é que a recupera. 

Uma rastreabilidade deficiente deixa as empresas vulneráveis até a possibilidade de trabalho escravo ou infantil, contaminação de produtos, poluição da água ou a presença de materiais de conflito em suas cadeias de fornecimento. 

Você pode evitar todos esses riscos em todos os elos da cadeia de fornecimento até o consumidor. Conheça a Comply, a plataforma digital desenvolvida pela Supplylabs para gerenciamento de dados que fornece uma solução assertiva para toda a operação de auditoria e gestão da cadeia de fornecimento.

Entre em contato com a gente!

💻   supplylabs.com.br

☎️  +55 11 2967-7220 

📲  +55 11 97436-8455 (Whatsapp)

📧  contato@supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Como medir o seu SLA: passos e dicas

As empresas costumam usar Acordos de Nível de Serviço (SLA – sigla de Service Level Agreement) para estabelecer expectativas com seus clientes e definir padrões de serviço.  No entanto, é importante que eles entendam se o trabalho realizado por seus […]

continue lendo aqui

Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional.  As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer […]

continue lendo aqui

Gerenciamento de fornecedores para o sucesso na Black Friday: dicas essenciais

A Black Friday é um dos eventos de vendas mais importantes do ano, tanto para varejistas e indústria quanto para consumidores. Para os varejistas, é uma oportunidade de aumentar as vendas e obter lucros significativos. Para a indústria significa aumento […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!