Economia Circular – benefícios na busca por um mundo sustentável

Um dos desafios para as empresas é como lidar com o lixo gerado de modo a eliminar desperdício, economizar dinheiro e ser sustentável.

A economia circular é um sistema econômico que enfrenta desafios globais como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, resíduos e poluição. Na economia de hoje, retiramos recursos do solo e o transformamos em um produto que está destinado a se tornar lixo devido à forma como foi projetado e fabricado.

A preocupação com o meio ambiente, o zelo pelas relações sociais e ter políticas de transparência são algumas das diversas ações relacionadas à agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), uma área que está impondo uma série de mudanças no comportamento das empresas.

Elementos: A economia circular é baseada e é composta pelo conceito dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar). Este conceito pode ser descrito como redução ou menor uso de matéria-prima, reaproveitamento ou reutilização de produtos e serviços e, por fim, reciclar matérias-primas e componentes de alta durabilidade. O conceito 3R se baseia no ecossistema fechado, no uso de produtos e energia renováveis e nas inovações nos sistemas existentes.

Por que mudar para uma economia circular?

A população global aumentou drástica e exponencialmente. Esse fator impactou negativamente os recursos disponíveis em todo o mundo. Como os recursos são limitados, também é a disponibilidade de matérias-primas para o processamento de vários tipos de produtos. Além disso, a extração de matérias-primas levou a um aumento nos níveis de emissões de carbono em todo o mundo e impacta negativamente o meio ambiente.

Portanto, para reduzir as emissões de carbono e promover a reciclagem e o uso eficiente de matérias-primas, o mundo precisa mudar para uma economia circular.

Princípios da economia circular

Importância

A economia circular é importante porque promove o desenvolvimento sustentável e defende o uso de resíduos como insumo para a produção de novos produtos. Também defende a criação de reservas de matérias-primas e a adoção de métodos inovadores para eliminar quaisquer etapas que reduzam o custo e o tempo de produção de novos produtos.

Benefícios

Conclusão

A economia circular é denominada economia de ciclo fechado que promove o desenvolvimento sustentável. É um sistema que não tem qualquer relação com o sistema econômico tradicional que é de natureza linear. Ele defende a reutilização e renovação de recursos, o que no final gera uma economia financeira.

O papel da Supplylabs é promover a responsabilidade socioambiental das empresas bem como os direitos humanos de todos os envolvidos e fazer os clientes impactarem o mundo através da tecnologia. Corroboramos para um mundo mais ético, humano e sustentável. Saiba mais em nosso site.

leia mais | relacionados

Como medir o seu SLA: passos e dicas

As empresas costumam usar Acordos de Nível de Serviço (SLA – sigla de Service Level Agreement) para estabelecer expectativas com seus clientes e definir padrões de serviço.  No entanto, é importante que eles entendam se o trabalho realizado por seus […]

continue lendo aqui

Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional.  As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer […]

continue lendo aqui

Gerenciamento de fornecedores para o sucesso na Black Friday: dicas essenciais

A Black Friday é um dos eventos de vendas mais importantes do ano, tanto para varejistas e indústria quanto para consumidores. Para os varejistas, é uma oportunidade de aumentar as vendas e obter lucros significativos. Para a indústria significa aumento […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!