Deseja começar um negócio no mercado de moda? Vem saber como

A indústria têxtil pode ser considerada uma das mais ativas dos últimos tempos e o mercado nos diz que continuará a ganhar terreno forte nos tempos que virão. Se a ideia de abrir uma empresa nesse ramo  sempre foi uma vontade sua, é hora de agir.

Estar na indústria têxtil significa ter conexões estreitas com o mundo da moda, do design e o de gestão. ​​Precisamos levar em conta algumas vertentes que estão guiando o mercado fashion atualmente, como o comércio digital, a produção local, a moda transazonal (estimula o consumo de peças duradouras e utilizáveis em diferentes estações, evitando assim, o descarte excessivo de produtos têxteis) e a sustentabilidade. Esses fatores continuarão protagonizando a forma de consumo pelos próximos anos.

Lembre-se: antes de colocar a ideia em prática, certifique-se de saber para onde está indo.

É sempre bom aconselhar-se com quem já está no ramo sobre o mercado e os desafios que ele traz. No entanto, antes de mergulhar, você deve ter uma ideia sobre o seguinte:

Demanda de produto

É importante entender a natureza da demanda para o tipo específico de tecido que você planeja vender. A demanda pode não ser a mesma em todos os lugares, então você deve realizar uma pesquisa de área para determiná-la.

Concorrência

Se houver outra loja na mesma localidade vendendo produtos semelhantes que você pretende vender, tente descobrir o que você pode fazer para superá-los.

Preços

O preço é um fator importante em qualquer tipo de negócio. Tente definir o preço de seus produtos da forma mais competitiva possível.

Se você deseja que seu negócio têxtil seja um empreendimento de sucesso, não pode subestimar a importância de uma boa pesquisa. Você precisa entender seus clientes, o que eles procuram e também o que seus concorrentes estão fazendo. Há outras considerações a serem feitas também, como o tipo de capital de que você precisa para iniciar o negócio, suas opções de financiamento, o tipo de legislação e normas de que seu negócio precisa seguir e muito mais.

Imprescindível neste mercado são os fornecedores. Você deve começar a procurar por aqueles que forneçam as matérias-primas necessárias para esse fim. Por exemplo, os produtos de látex são usados por muitos nos mercados têxteis para impressão têxtil digital.

Mesmo que você já tenha providenciado o capital para iniciar seu negócio, possuir um cartão de crédito para sua empresa permitirá que você cuide das cobranças recorrentes e faça compras online seguras. Você pode até ter direito a uma série de benefícios extras, como cash back em certas compras.

Seja uma loja ou uma fábrica, a localização é um fator importante que influencia o sucesso e o crescimento do seu negócio. Se for uma fábrica, certifique-se de que está bem localizada. Ao mesmo tempo, deve haver um bom abastecimento de água e energia. Para lojas, devem estar localizadas em uma área frequentada principalmente por seu público alvo.

Uma consideração importante a ser feita em seu negócio têxtil é o transporte. Você deve incluir o custo de transporte em seu orçamento antes de iniciar qualquer empreendimento comercial.

Mesmo os pequenos empreendimentos possuem uma lista de fornecedores ou até mesmo começam sendo fornecedores para empresas maiores, portanto poder geri-los de maneira a garantir que estejam em conformidade em vários aspectos primordiais em um negócio dentro da agenda ESG: reputação, responsabilidade social, prazo/logística,qualidade, custo benefício, etc é um fator que pode determinar uma vida longa à sua empresa.

Você precisa informar às pessoas sobre o novo negócio que você vai abrir ou já começou. Espalhe a palavra para o maior número possível de compradores em potencial. Você pode esperar um bom começo para o seu negócio se mais pessoas já souberem disso com antecedência. 

O marketing de mídias sociais e o marketing online são algumas das ferramentas mais poderosas atualmente. Você pode alcançar efetivamente um grande número de clientes usando a internet. Ter um bom site e um perfil no Instagram pode ajudá-lo a começar nesse sentido.

Conclusão: para iniciar uma empresa no setor têxtil, você precisa primeiro se certificar de que reuniu conhecimento suficiente não apenas sobre como estabelecer a empresa, mas também sobre o produto que pretende vender. E também o uso assertivo de ferramentas que auxiliem no gerenciamento da cadeia de fornecimento o ajudará a subir na escada do sucesso.

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