A tecnologia como aliada no setor de compras: como realizar um processo de procurement eficaz

Antes de tudo, vamos entender o que é procurement. O conceito tem estreita relação com a rotina do setor de compras, por isso é tão importante para a indústria.

Procurement é o processo de localizar, concordar com os termos e adquirir bens, serviços ou outros trabalhos de uma fonte externa, muitas vezes utilizando um processo de licitação ou concorrência. É uma prática inserida no setor de compras de uma empresa que tem como objetivo aumentar a eficiência dos processos de aquisição. 

O procurement procura compreender as finalidades da organização, definindo diretrizes e estratégias em conformidade com as necessidades do negócio e não pode ser confundido com o setor de compras. 

Este último se dedica a fazer orçamentos e concluir as compras, já o procurement trabalha com um processo muito mais amplo e complexo.

Em geral, ele conta com a busca de suprimentos, a pesquisa de mercado, a escolha dos fornecedores, a assinatura dos contratos, além da realização de projeções e elaboração de um cronograma para a reposição dos itens.

A implementação de um processo de procurement bem-sucedido é a espinha dorsal para que cada setor economize seus custos operacionais e atenda às suas estimativas ano a ano. Então para isso a tecnologia está ajudando muito o que pode melhorar o processo de compras de todos os setores.

  1. Identificar e avaliar uma lista de fornecedores

Uma vez que as unidades de negócios identificam os seus requisitos, o próximo passo no ciclo do processo de procurement é identificar uma lista de potenciais fornecedores que possam fornecer os bens e/ou serviços. 

O objetivo desta etapa é avaliar os fornecedores relevantes. As métricas de avaliação incluem preços, qualidade de serviço, reputação e reconhecimento industrial, garantia e provisões de garantia e atendimento ao cliente. Após a conclusão da avaliação, o fornecedor que oferecer o valor máximo e o melhor preço de mercado ganha o negócio.

  1. Gerenciamento de riscos

Uma estratégia de procurement quase sempre envolve correr riscos. Este nível de risco só é aceitável para uma empresa se as consequências de uma potencial falha do fornecedor forem limitadas ao contexto fornecido. Qualquer risco sistêmico para a empresa deve ser evitado a todo custo.

  1. Compra ecológica

A responsabilidade ambiental é uma estratégia que foca na aquisição de bens e serviços com o menor impacto ambiental. 

Isto pode incluir itens feitos de materiais reciclados, aqueles com baixas emissões ou itens que consomem menos energia. As empresas que pretendem reduzir o seu impacto ambiental e operar de forma mais sustentável devem priorizar a agenda ESG em suas escolhas.

  1. Gerenciamento de fornecedores

O processo de procurement é bastante complexo, com múltiplas etapas que devem ser seguidas com precisão. Como resultado, se uma solução digital adequada não for implementada, o risco de erro aumenta significativamente.

Uma ferramenta web e mobile é fundamental para eliminar a entrada manual de dados, reduzir erros, agilizar tarefas administrativas e aumentar a produtividade. 

Nós, da Supplylabs, entendemos as dores da cadeia de fornecimento e disponibilizamos uma tecnologia que te ajuda compilar todos os protocolos de gestão de fornecedores em um único lugar a fim de otimizar a operação, diminuindo custos em todos os elos da sua cadeia até o consumidor final. Seja você: varejista/comprador ou fornecedor. Conheça o Comply.

🎯 Diminuição de riscos;

🎯 Rastreabilidade de produtos;

🎯 Homologação automatizada de fornecedores;

🎯 Tomada de decisão baseada em dados;

🎯 Envio e validação de novos documentos;

🎯 Análise financeira com parceria com o SPC;

🎯 Organização de informação e documentação;

🎯 Geração de relatórios customizados em um clique.

Com uma nova forma de abordar a gestão de fornecedores, conectamos todos os elos deste ecossistema, de ponta a ponta, fomentando negócios mais éticos e sustentáveis, gerando transparência e diminuindo riscos.

💻  supplylabs.com.br

📲 (11) 99524-1298 WhatsApp

📧  contato@supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Como medir o seu SLA: passos e dicas

As empresas costumam usar Acordos de Nível de Serviço (SLA – sigla de Service Level Agreement) para estabelecer expectativas com seus clientes e definir padrões de serviço.  No entanto, é importante que eles entendam se o trabalho realizado por seus […]

continue lendo aqui

Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional.  As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer […]

continue lendo aqui

Gerenciamento de fornecedores para o sucesso na Black Friday: dicas essenciais

A Black Friday é um dos eventos de vendas mais importantes do ano, tanto para varejistas e indústria quanto para consumidores. Para os varejistas, é uma oportunidade de aumentar as vendas e obter lucros significativos. Para a indústria significa aumento […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!