Cadeia de fornecimento: eficiência x eficácia

Os gerentes da cadeia de fornecimento muitas vezes podem pensar que se um processo é eficiente, também é eficaz. Na verdade, nem sempre é esse o caso. A confusão pode surgir porque a relação entre eficiência e eficácia é inter-relacionada, mas independente. 

Este artigo explicará a diferença entre eficiência e eficácia da cadeia de fornecimento , termos usados de forma intercambiável equivocadamente e por que todo negócio de sucesso precisa saber a diferença.

O que é eficiência da cadeia de fornecimento?

A eficiência organizacional é definida como um padrão interno de desempenho. A eficiência da cadeia de fornecimento é uma medida de como os processos de uma empresa aproveitam os recursos da melhor maneira possível, sejam esses recursos financeiros, humanos, tecnológicos ou físicos ou não.

Aqui, esta definição de eficiência é omissa sobre como melhorar o atendimento ao cliente. Uma empresa pode ter uma cadeia de fornecimento muito eficiente que minimiza os custos de materiais e embalagens, mas deixa os clientes extremamente descontentes quando o produto que recebem não atende às suas expectativas.

O que é eficácia da cadeia de fornecimento?

A eficácia da cadeia de fornecimento é um padrão externo de quão bem uma organização está atendendo às demandas dos vários grupos e organizações que estão preocupados com suas atividades. Esses grupos podem incluir clientes, parceiros, fornecedores e vendedores.

Para medir sua eficácia, é importante observar não apenas o que está acontecendo dentro das paredes de sua empresa, mas também como isso está afetando as partes interessadas.

Eficiência vs. eficácia

Muitas empresas sabem como fazer com que suas cadeias de fornecimento funcionem de forma eficiente. Mas o verdadeiro teste não é apenas funcionar com eficiência, mas também com eficácia. Abrange efetivamente todas as coisas externas voltadas para a empresa e sua capacidade de resposta. 

Eventos inesperados, como mudanças na demanda do consumidor ou desastres naturais, ameaçam minar até mesmo as operações mais eficientes. A eficácia operacional e a capacidade de resposta fornecem às empresas a flexibilidade de reagir rapidamente a esses tipos de eventos e permanecer um jogador forte.

Quando as variáveis ​​de negócios não são constantes (e geralmente não são), os prazos de entrega são críticos. Uma empresa que tem total visibilidade de sua cadeia de fornecimento, incluindo estoque em processo, pode aumentar seu tempo de espera para responder a mudanças inesperadas e detectar problemas com antecedência.

Em geral, é muito difícil melhorar a eficiência da cadeia de fornecimento de maneiras significativas, a menos que a eficiência e a eficácia sejam consideradas. É hora de olhar além dos requisitos internos da empresa para ver como as melhorias nos processos impactarão os parceiros externos e clientes. 

Some-se a isso as empresas hoje terem o desafio de serem cada vez mais sustentáveis: ecológica, social e economicamente. A cadeia de fornecedores está inserida em um cenário de alta complexidade lidando com riscos e impactos de grande escala. Os atuais processos de auditoria, não estão 100% digitalizados ou online, e/ou não são práticos do ponto de vista de acessibilidade e agilidade para uma gestão eficiente. 

Pensando nisso, a Supplylabs desenvolveu um ecossistema de gerenciamento de dados de fornecedores end-to-end que fornece uma solução assertiva para toda a operação de auditoria e gestão da cadeia de fornecimento com foco em ESG.

Entre em contato com a gente e saiba mais!

☎️ +55 11 2967-7220 

📲 +55 11 97436-8455 (Whatsapp)

📧  matheus.avoletta@supplylabs.com.br

💻  supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Como medir o seu SLA: passos e dicas

As empresas costumam usar Acordos de Nível de Serviço (SLA – sigla de Service Level Agreement) para estabelecer expectativas com seus clientes e definir padrões de serviço.  No entanto, é importante que eles entendam se o trabalho realizado por seus […]

continue lendo aqui

Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional.  As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer […]

continue lendo aqui

Gerenciamento de fornecedores para o sucesso na Black Friday: dicas essenciais

A Black Friday é um dos eventos de vendas mais importantes do ano, tanto para varejistas e indústria quanto para consumidores. Para os varejistas, é uma oportunidade de aumentar as vendas e obter lucros significativos. Para a indústria significa aumento […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!