A economia circular e o mercado da moda

“A economia circular é uma estrutura de solução de sistemas que aborda desafios globais como mudança climática, perda de biodiversidade, desperdício e poluição. Baseia-se em três princípios, impulsionados pelo design: eliminar o desperdício e a poluição, fazer circular produtos e materiais (ao seu valor mais elevado) e regenerar a natureza.”

A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo: segundo dados do Sebrae, só no Brasil, são produzidos 170 toneladas de resíduos têxteis por ano. No processo de corte e costura de uma peça, os retalhos de tecido são todos descartados. O desperdício não está mais na moda, portanto, nunca houve um momento melhor para agir do que agora. 

Os consumidores estão exigindo “justiça climática”, argumentando que “a roupa bonita não deve custar o planeta” e pressionando a indústria a se tornar “uma força de mudança cultural”. Estamos no meio de uma era em que cada vez mais consumidores desejam tomar decisões de compra que reflitam seus valores. 

Líderes mundiais e os legisladores estão sentindo a pressão e começam a responder. Uma iniciativa da ONU criada em 2019 — a Aliança das Nações Unidas para a Moda Sustentável, da qual participam diversas agências e organizações tem como objetivo apoiar a coordenação entre os órgãos da ONU que trabalham no setor e promover projetos e políticas que garantam que a cadeia da moda contribua para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Uma economia circular oferece oportunidades que podem ajudar a indústria da moda a responder às novas demandas dos clientes, ao mesmo tempo em que oferece novas oportunidades de crescimento. Para conseguir isso, a indústria da moda precisará de um redesenho fundamental: a mudança de um modelo “take-make-waste” para um modelo baseado na reutilização. Desbloquear esse potencial exigiria que a indústria buscasse as seguintes ações:

✔️ criar novos modelos de negócios que aumentem a reutilização de roupas;

✔️ uso de insumos seguros e renováveis;

✔️ desenvolver soluções para que roupas usadas sejam transformadas em novas;

‘Tornar a moda circular’ já está ajudando as empresas a atender às demandas mais prevalentes dos clientes de hoje, ao mesmo tempo em que circulam materiais valiosos e reduzem o desperdício e a poluição. 

Um bom exemplo de uma ação sustentável em um parceiro da Supplylabs — Lojas Renner, começou com diálogo entre fornecedores e clientes, pesquisa e desenvolvimento: a linha de roupas feitas a partir de materiais e processos de baixo impacto, batizada de Re – Moda Responsável, lançada em 2018. 

Hoje, 95% dos jeans da marca já são feitos dessa maneira, com algodão de cultivo responsável, materiais reciclados (sobras de tecido, fios que podem ser feitos a partir de garrafas PET, fibra de bambu) e tingimento natural, que gera menos resíduos.

A varejista também dá continuidade ao projeto baseado na economia circular e na omnicanalidade, reforçando estratégia da marca de trabalhar a sustentabilidade em seus pontos de venda como a inauguração da primeira loja física circular do varejo brasileiro, em outubro de 2021.

Conclusão: É possível aquecer o mercado da moda, setor que movimenta bilhões de reais todos os anos e pensar com cuidado no meio ambiente com ações que impactam positivamente a sociedade na totalidade. E isso começa com uma gestão assertiva em toda sua cadeia de produção. Conheça o trabalho da Supplylabs! 

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