Antes de tudo, vamos entender o que é procurement. O conceito tem estreita relação com a rotina do setor de compras, por isso é tão importante para a indústria.
O Procurement
Procurement é o processo de localizar, concordar com os termos e adquirir bens, serviços ou outros trabalhos de uma fonte externa, muitas vezes utilizando um processo de licitação ou concorrência. É uma prática inserida no setor de compras de uma empresa que tem como objetivo aumentar a eficiência dos processos de aquisição.
O procurement procura compreender as finalidades da organização, definindo diretrizes e estratégias em conformidade com as necessidades do negócio e não pode ser confundido com o setor de compras.
Este último se dedica a fazer orçamentos e concluir as compras, já o procurement trabalha com um processo muito mais amplo e complexo.
Em geral, ele conta com a busca de suprimentos, a pesquisa de mercado, a escolha dos fornecedores, a assinatura dos contratos, além da realização de projeções e elaboração de um cronograma para a reposição dos itens.
A implementação de um processo de procurement bem-sucedido é a espinha dorsal para que cada setor economize seus custos operacionais e atenda às suas estimativas ano a ano. Então para isso a tecnologia está ajudando muito o que pode melhorar o processo de compras de todos os setores.
Identificar e avaliar uma lista de fornecedores
O objetivo desta etapa é avaliar os fornecedores relevantes. As métricas de avaliação incluem preços, qualidade de serviço, reputação e reconhecimento industrial, garantia e provisões de garantia e atendimento ao cliente. Após a conclusão da avaliação, o fornecedor que oferecer o valor máximo e o melhor preço de mercado ganha o negócio.
Procurement: Gerenciamento de riscos
Uma estratégia de procurement quase sempre envolve correr riscos. Este nível de risco só é aceitável para uma empresa se as consequências de uma potencial falha do fornecedor forem limitadas ao contexto fornecido. Qualquer risco sistêmico para a empresa deve ser evitado a todo custo.
Compra ecológica
A responsabilidade ambiental é uma estratégia que foca na aquisição de bens e serviços com o menor impacto ambiental.
Isto pode incluir itens feitos de materiais reciclados, aqueles com baixas emissões ou itens que consomem menos energia. As empresas que pretendem reduzir o seu impacto ambiental e operar de forma mais sustentável devem priorizar a agenda ESG em suas escolhas.
Gerenciamento de fornecedores
O processo de procurement apresenta uma complexidade considerável, exigindo a execução precisa de múltiplas etapas. Consequentemente, a ausência de implementação de uma solução digital adequada aumentará significativamente o risco de erro. Portanto, uma ferramenta web e mobile é fundamental para eliminar a entrada manual de dados, reduzir erros, agilizar tarefas administrativas e aumentar a produtividade.
Nós, da Supplylabs, entendemos as dores da cadeia de fornecimento e disponibilizamos uma tecnologia que te ajuda compilar todos os protocolos de gestão de fornecedores em um único lugar a fim de otimizar a operação, diminuindo custos em todos os elos da sua cadeia até o consumidor final. Seja você: varejista/comprador ou fornecedor. Conheça o Comply.
Por isso, o Comply, desenvolvido pela Supplylabs, oferece uma gama de recursos essenciais para otimizar a gestão da cadeia de fornecimento. Com funcionalidades como diminuição de riscos, rastreabilidade de produtos, homologação automatizada de fornecedores, tomada de decisão baseada em dados, envio e validação de novos documentos, análise financeira em parceria com o SPC, organização de informações e documentação, além da geração de relatórios customizados em um clique, o Comply se destaca como uma ferramenta indispensável para varejistas, compradores e fornecedores.
Com uma nova forma de abordar a gestão de fornecedores, conectamos todos os elos deste ecossistema, de ponta a ponta, fomentando negócios mais éticos e sustentáveis, gerando transparência e diminuindo riscos.
📲 (11) 99524-1298 WhatsApp