A indústria têxtil pode ser considerada uma das mais ativas dos últimos tempos e o mercado nos diz que continuará a ganhar terreno forte nos tempos que virão. Se a ideia de abrir uma empresa nesse ramo sempre foi uma vontade sua, é hora de agir.
Estar na indústria têxtil significa ter conexões estreitas com o mundo da moda, do design e o de gestão. Precisamos levar em conta algumas vertentes que estão guiando o mercado fashion atualmente, como o comércio digital, a produção local, a moda transazonal (estimula o consumo de peças duradouras e utilizáveis em diferentes estações, evitando assim, o descarte excessivo de produtos têxteis) e a sustentabilidade. Esses fatores continuarão protagonizando a forma de consumo pelos próximos anos.
Lembre-se: antes de colocar a ideia em prática, certifique-se de saber para onde está indo.
- Conheça o mercado
É sempre bom aconselhar-se com quem já está no ramo sobre o mercado e os desafios que ele traz. No entanto, antes de mergulhar, você deve ter uma ideia sobre o seguinte:
Demanda de produto
É importante entender a natureza da demanda para o tipo específico de tecido que você planeja vender. A demanda pode não ser a mesma em todos os lugares, então você deve realizar uma pesquisa de área para determiná-la.
Concorrência
Se houver outra loja na mesma localidade vendendo produtos semelhantes que você pretende vender, tente descobrir o que você pode fazer para superá-los.
Preços
O preço é um fator importante em qualquer tipo de negócio. Tente definir o preço de seus produtos da forma mais competitiva possível.
- Pesquise muito
Se você deseja que seu negócio têxtil seja um empreendimento de sucesso, não pode subestimar a importância de uma boa pesquisa. Você precisa entender seus clientes, o que eles procuram e também o que seus concorrentes estão fazendo. Há outras considerações a serem feitas também, como o tipo de capital de que você precisa para iniciar o negócio, suas opções de financiamento, o tipo de legislação e normas de que seu negócio precisa seguir e muito mais.
- Conecte-se com os fornecedores
Imprescindível neste mercado são os fornecedores. Você deve começar a procurar por aqueles que forneçam as matérias-primas necessárias para esse fim. Por exemplo, os produtos de látex são usados por muitos nos mercados têxteis para impressão têxtil digital.
- Gerencie o fluxo de caixa
Mesmo que você já tenha providenciado o capital para iniciar seu negócio, possuir um cartão de crédito para sua empresa permitirá que você cuide das cobranças recorrentes e faça compras online seguras. Você pode até ter direito a uma série de benefícios extras, como cash back em certas compras.
- Localização
Seja uma loja ou uma fábrica, a localização é um fator importante que influencia o sucesso e o crescimento do seu negócio. Se for uma fábrica, certifique-se de que está bem localizada. Ao mesmo tempo, deve haver um bom abastecimento de água e energia. Para lojas, devem estar localizadas em uma área frequentada principalmente por seu público alvo.
- Logística
Uma consideração importante a ser feita em seu negócio têxtil é o transporte. Você deve incluir o custo de transporte em seu orçamento antes de iniciar qualquer empreendimento comercial.
- Tenha uma poderosa ferramenta de gerenciamento de fornecedores
Mesmo os pequenos empreendimentos possuem uma lista de fornecedores ou até mesmo começam sendo fornecedores para empresas maiores, portanto poder geri-los de maneira a garantir que estejam em conformidade em vários aspectos primordiais em um negócio dentro da agenda ESG: reputação, responsabilidade social, prazo/logística,qualidade, custo benefício, etc é um fator que pode determinar uma vida longa à sua empresa.
- Faça sua empresa ser vista online e offline
Você precisa informar às pessoas sobre o novo negócio que você vai abrir ou já começou. Espalhe a palavra para o maior número possível de compradores em potencial. Você pode esperar um bom começo para o seu negócio se mais pessoas já souberem disso com antecedência.
O marketing de mídias sociais e o marketing online são algumas das ferramentas mais poderosas atualmente. Você pode alcançar efetivamente um grande número de clientes usando a internet. Ter um bom site e um perfil no Instagram pode ajudá-lo a começar nesse sentido.
Conclusão: para iniciar uma empresa no setor têxtil, você precisa primeiro se certificar de que reuniu conhecimento suficiente não apenas sobre como estabelecer a empresa, mas também sobre o produto que pretende vender. E também o uso assertivo de ferramentas que auxiliem no gerenciamento da cadeia de fornecimento o ajudará a subir na escada do sucesso.