Retomada pós pandemia. Sua empresa está preparada?

A Covid-19 causou impacto no mundo em um nível sem precedentes. A lição que fica é que as empresas precisam agir hoje para se recuperar com sucesso em um mercado pós-pandemia. 

Executivos em todo o mundo enfrentam enormes desafios de negócios: o colapso da demanda dos clientes, modificações regulatórias significativas, interrupções na cadeia de fornecimento, desemprego, recessão econômica e aumento da incerteza. 

A estratégia dos 5 P’s pode ajudar e muito: posição, plano, perspectiva, projetos e preparação. As perguntas a seguir podem orientá-lo enquanto você trabalha para se recuperar da crise.

  1. Que posição você pode alcançar durante e após a pandemia?

Para tomar decisões estratégicas inteligentes, você deve entender a posição da sua organização em seu ambiente. Quem é você em seu mercado, que papel você desempenha em seu ecossistema e quem são seus principais concorrentes? 

Você também deve entender para onde está indo. Você pode encerrar suas operações e reabrir inalterado após a pandemia? Você pode recuperar o terreno perdido? 

Ouvimos falar de muitas empresas que estão questionando sua viabilidade pós-pandemia. Também ouvimos falar de empresas que estão acelerando seu crescimento porque suas propostas de valor estão em alta demanda; pense no setor têxtil (fabricação de máscaras de pano por exemplo), ferramentas de comunicação e serviços de delivery. Você deve tomar medidas agora para mapear sua provável posição quando a pandemia diminuir.

  1. Qual é o seu plano para se recuperar?

Um plano é um conjunto de ações que indica o caminho para a posição que você espera alcançar. Deve explicar o que você precisa fazer hoje para alcançar seus objetivos amanhã. No contexto atual, a questão é o que você deve fazer para superar a crise e voltar com tudo aos negócios quando ela acabar.

A falta de um plano apenas agrava a desorientação em uma situação já confusa. Ao traçar os passos que você pretende dar, pense ampla e profundamente e tenha uma visão de longo prazo.

  1. Sua cultura e identidade vão mudar?

Perspectiva significa a maneira como uma organização vê o mundo e a si mesma. Muito provavelmente, sua cultura e identidade mudarão como resultado da pandemia. Uma crise pode unir as pessoas e facilitar um espírito coletivo de resistência – mas também pode separar as pessoas, com os indivíduos desconfiando uns dos outros e, predominantemente, cuidando de si mesmos. 

É crucial considerar como sua perspectiva pode evoluir. Até que ponto sua organização estava culturalmente preparada para lidar com a crise? A situação atual unirá seus funcionários ou os separará? Eles verão a empresa de forma diferente quando isso acabar? Suas respostas vão informar o que você pode alcançar quando a pandemia terminar.

  1. Quais novos projetos você precisa lançar, executar e coordenar?

Suas respostas às perguntas acima devem indicar um conjunto de projetos para lidar com seus problemas relacionados à Covid. O desafio é priorizar e coordenar iniciativas que irão preparar a empresa para o futuro. 

Cuidado ao iniciar vários projetos como se fosse abraçar o mundo. Com muitas iniciativas novas, você pode acabar em uma guerra por recursos que atrasa ou inviabiliza sua resposta estratégica.

  1. Você está preparado para executar seus planos e projetos?

Finalmente, você precisa avaliar a preparação da sua empresa. Você está pronto e capaz de realizar os projetos que delineou, principalmente se grande parte da sua organização mudou para o trabalho remoto? 

Vemos grandes diferenças na preparação nos níveis individual, de equipe e organização. Os recursos disponíveis, junto com a velocidade e a qualidade dos processos de tomada de decisão, variam muito, e as diferenças determinarão quem terá e quem não terá sucesso.

Repensar seu planejamento estratégico pode ajudá-lo a traçar seus movimentos atuais e futuros. Esteja ciente de que os consumidores se lembrarão de como você reagiu durante a crise. Aumentar os preços durante uma escassez, por exemplo, pode ter um efeito significativo no relacionamento com o cliente daqui para frente.

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