Pride Month: a diversidade LGBTQIA+ nas empresas

Apoiar e celebrar a comunidade LGBTQIA+ no trabalho é importante, especialmente agora que estamos no mês da diversidade. Junho é conhecido no mundo todo como o Mês do Orgulho LGBTQIA+. É o momento para dar voz e visibilidade à toda comunidade assim como discutir as ações necessárias para sua inclusão na sociedade. E hoje, mais do que nunca, é pauta nas empresas que desejam adotar a agenda ESG.
Embora muitas companhias tenham priorizado a diversidade, a equidade e a inclusão nos últimos anos, ainda há muito espaço para melhorias. Diversas equipes promovem um melhor engajamento e produtividade dos funcionários e permitem melhores habilidades de resolução de problemas, visto que diferentes perspectivas costumam abordar os desafios de negócios de uma nova maneira.
Como sua empresa pode mostrar apoio à comunidade LGBTQIA+:
Este é o único mês em todo o ano em que qualquer pessoa que se encontre no espectro LGBTQIA+ é celebrada e reconhecida, em vez de marginalizada e examinada por sua sexualidade. O Mês do Orgulho comemora anos de luta pelos direitos civis e pela busca da igualdade para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queers.

  1. Participe de paradas do orgulho locais e eventos LGBTQIA+ ao longo do ano.  Isso pode vir na forma de empresas que patrocinam carros alegóricos e banners, ou que as empresas se representem no desfile com membros de sua própria empresa. Embora a participação no desfile mostre apoio e seja um passo na direção certa, isso poderia potencialmente levar à comercialização do Orgulho. Com isso, as empresas podem mostrar um maior apoio doando para a comunidade LGBTQIA+ ao longo do ano. Lembrando que esse ano, devido à pandemia, várias iniciativas foram feitas online.
  2. Criar uma política anti-assédio que inclua linguagem em torno da discriminação LGBTQIA+ é um grande passo em direção a um espaço de trabalho mais inclusivo. Sem esses tipos de regras ou políticas, isso poderia levar à marginalização dentro do espaço de trabalho e criar um ambiente desconfortável para os membros da equipe que estão no espectro.
  3. Além das políticas amigáveis ​​LGBTQIA+ em vigor, as empresas também podem realizar sessões de treinamento com seus funcionários sobre diversidade e inclusão. Essas sessões de treinamento podem incluir quais termos e comentários são ofensivos para a comunidade, como superar e prevenir estereótipos e abordar equívocos comuns.
  4. Fazer o rebranding dos perfis de mídias sociais para apresentar logotipos do arco-íris, fotos de capa, produtos e campanhas inteiramente temáticas para apoiar o Mês do Orgulho. Essa é uma maneira fácil de uma empresa mostrar apoio ao LGBTQIA+ e é sempre bom mudar as coisas, mesmo que seja apenas para o mês de junho.
  5. Faça a diferença. Se sua empresa realmente quer ser uma aliada, não basta hastear a bandeira e colocar um arco-íris no logotipo. Em vez disso, esforce-se para fazer uma diferença real. Trabalhe com empresas LGBTQIA+ e forneça serviços à comunidade LGBTQIA+. Apoiar a legislação que protege os direitos e liberdades LGBTQIA+ e se recusar a fazer negócios com empresas que apoiam organizações anti-homossexuais.

Não há dúvida de que o Mês do Orgulho se tornou corporativo, e tudo bem. É bom mostrar isso. E quanto mais vozes, melhor. Apenas certifique-se de que sua empresa não esteja usando a campanha do Orgulho para obter lucro. Tenha em mente que os consumidores sabem diferenciar o comprometimento real à causa do mero oportunismo.
Mostre que você realmente se importa e apoia as causas LGBTQIA+ sendo um aliado em vez de um capitalista. Isso fará mais pela lealdade do cliente e pelos resultados financeiros do que qualquer quantidade de adesivos de arco-íris jamais fará.
Para nós da Supplylabs, essa pauta é importante e estaremos sempre prontos a apoiar a diversidade e fazer do mundo um lugar justo para todas as pessoas. 🏳️‍🌈

leia mais | relacionados

Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional.  As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer […]

continue lendo aqui

Como as mudanças climáticas podem afetar a cadeia de fornecimento?

Ninguém é capaz de negar os efeitos que já estamos sentindo na pele. Na última semana fomos atingidos por um episódio excepcional de calor em grande parte do Brasil, com marcas que superaram em muito os valores médios históricos de […]

continue lendo aqui

O que o mês do Orgulho pode contribuir para as empresas

O mês do Orgulho acontece todo mês de junho. Saiba porque ele deve ser importante para o seu negócio e como celebrá-lo da melhor forma com sua força de trabalho. Por que isso importa para o seu negócio? Como líder […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!