Apoiar e celebrar a comunidade LGBTQIA+ no trabalho é importante, especialmente agora que estamos no mês da diversidade. Junho é conhecido no mundo todo como o Mês do Orgulho LGBTQIA+. É o momento para dar voz e visibilidade à toda comunidade assim como discutir as ações necessárias para sua inclusão na sociedade. E hoje, mais do que nunca, é pauta nas empresas que desejam adotar a agenda ESG.
Embora muitas companhias tenham priorizado a diversidade, a equidade e a inclusão nos últimos anos, ainda há muito espaço para melhorias. Diversas equipes promovem um melhor engajamento e produtividade dos funcionários e permitem melhores habilidades de resolução de problemas, visto que diferentes perspectivas costumam abordar os desafios de negócios de uma nova maneira.
Como sua empresa pode mostrar apoio à comunidade LGBTQIA+:
Este é o único mês em todo o ano em que qualquer pessoa que se encontre no espectro LGBTQIA+ é celebrada e reconhecida, em vez de marginalizada e examinada por sua sexualidade. O Mês do Orgulho comemora anos de luta pelos direitos civis e pela busca da igualdade para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queers.
- Participe de paradas do orgulho locais e eventos LGBTQIA+ ao longo do ano. Isso pode vir na forma de empresas que patrocinam carros alegóricos e banners, ou que as empresas se representem no desfile com membros de sua própria empresa. Embora a participação no desfile mostre apoio e seja um passo na direção certa, isso poderia potencialmente levar à comercialização do Orgulho. Com isso, as empresas podem mostrar um maior apoio doando para a comunidade LGBTQIA+ ao longo do ano. Lembrando que esse ano, devido à pandemia, várias iniciativas foram feitas online.
- Criar uma política anti-assédio que inclua linguagem em torno da discriminação LGBTQIA+ é um grande passo em direção a um espaço de trabalho mais inclusivo. Sem esses tipos de regras ou políticas, isso poderia levar à marginalização dentro do espaço de trabalho e criar um ambiente desconfortável para os membros da equipe que estão no espectro.
- Além das políticas amigáveis LGBTQIA+ em vigor, as empresas também podem realizar sessões de treinamento com seus funcionários sobre diversidade e inclusão. Essas sessões de treinamento podem incluir quais termos e comentários são ofensivos para a comunidade, como superar e prevenir estereótipos e abordar equívocos comuns.
- Fazer o rebranding dos perfis de mídias sociais para apresentar logotipos do arco-íris, fotos de capa, produtos e campanhas inteiramente temáticas para apoiar o Mês do Orgulho. Essa é uma maneira fácil de uma empresa mostrar apoio ao LGBTQIA+ e é sempre bom mudar as coisas, mesmo que seja apenas para o mês de junho.
- Faça a diferença. Se sua empresa realmente quer ser uma aliada, não basta hastear a bandeira e colocar um arco-íris no logotipo. Em vez disso, esforce-se para fazer uma diferença real. Trabalhe com empresas LGBTQIA+ e forneça serviços à comunidade LGBTQIA+. Apoiar a legislação que protege os direitos e liberdades LGBTQIA+ e se recusar a fazer negócios com empresas que apoiam organizações anti-homossexuais.
Não há dúvida de que o Mês do Orgulho se tornou corporativo, e tudo bem. É bom mostrar isso. E quanto mais vozes, melhor. Apenas certifique-se de que sua empresa não esteja usando a campanha do Orgulho para obter lucro. Tenha em mente que os consumidores sabem diferenciar o comprometimento real à causa do mero oportunismo.
Mostre que você realmente se importa e apoia as causas LGBTQIA+ sendo um aliado em vez de um capitalista. Isso fará mais pela lealdade do cliente e pelos resultados financeiros do que qualquer quantidade de adesivos de arco-íris jamais fará.
Para nós da Supplylabs, essa pauta é importante e estaremos sempre prontos a apoiar a diversidade e fazer do mundo um lugar justo para todas as pessoas. 🏳️🌈