Como sua empresa pode se envolver na pauta de diversidade e inclusão

Muitas vezes, os líderes pensam que o risco é muito grande para se envolver na discussão sobre diversidade e inclusão. Na verdade, é o contrário.

Um perigo de ter uma cultura corporativa forte é que pode ser muito fácil perpetuar uma cultura de mesmice, onde a cultura “adequada” é uma desculpa para contratar pessoas que parecem, pensam, agem e constroem produtos exatamente como você. 

A verdade é que diversas organizações e equipes não apenas provaram ter um desempenho melhor, mas construir um ambiente onde todos, de qualquer origem, possam trazer seu eu autêntico para o trabalho é simplesmente a coisa certa a fazer.

Isso vai além do S (social), um dos pilares do ESG, pois os funcionários não procuram líderes para ter todas as respostas, mas sim uma visão clara e um plano para construir e fomentar uma organização que seja verdadeiramente inclusiva de todas as pessoas e de todas as origens.

Aqui estão cinco maneiras em que a liderança pode se envolver mais no apoio à diversidade e inclusão:

  1. O poder de escuta

O que torna as pessoas melhores em qualquer organização são aquelas que contribuem significativamente para a sua cultura, desafiando o status quo, pois são as que fazem perguntas difíceis sobre o que está funcionando e o que não está e não têm medo de liderar para a mudança. A melhor coisa que os líderes podem fazer é ouvir desde o início. Portanto, demonstre uma tendência para a ação com base no feedback.

  1. Eduque e capacite sua equipe de liderança

Se você estivesse entrando em um novo mercado ou lançando um novo produto, primeiro faria sua lição de casa. O trabalho de diversidade e inclusão não é diferente. Existem ótimos livros, treinamentos e consultores trabalhando neste espaço.

É um lembrete sério de como nossas percepções de raça, classe e gênero impactam a força de trabalho e estimulam os líderes internos a agirem.

  1. Lidere pelo exemplo

Para realmente alterar o cenário de uma empresa, os líderes devem se engajar proativamente e ser líderes em iniciativas de diversidade e inclusão – desde o reconhecimento da composição da diretoria, fornecendo orçamento e recursos, usando uma linguagem inclusiva, até participando de eventos internos.

Geralmente, isso começa com a verificação de seu próprio privilégio e a disposição de reconhecê-lo e aceitá-lo – como líder, você tem a obrigação de tornar sua empresa mais acolhedora para os outros; portanto, aprender mais sobre sua própria perspectiva e privilégio pode ser um grande primeiro passo.

  1. Comunicação é a chave

Você não pode exagerar na comunicação antecipada e frequente da importância de seus esforços de diversidade e inclusão para candidatos, funcionários, clientes e partes interessadas. Determinados assuntos podem ser sensíveis para algumas pessoas, que podem não estar dispostas a engajar no assunto a qualquer momento.

  1. Medir o progresso

Falar sobre diversidade e inclusão é uma coisa, mas fazer o mesmo é o verdadeiro teste. Para ver a diversidade e a inclusão como uma prioridade do negócio, é preciso medi-la como tal. Analisar e dissecar o progresso feito é importante, mas igualmente importante é abordar o futuro com humildade e identificar as áreas que precisam ser melhoradas.

Conclusão: Ambientes de trabalho diversificados, equitativos e inclusivos também atraem os candidatos, pois eles permanecem altamente engajados em conversas sobre como quebrar a discriminação e o preconceito sistêmico e são mais propensos a querer trabalhar em empresas que falam abertamente sobre a diversidade. É um ganho para as pessoas, para as empresas e para o mundo! 🙋🏿‍♀️🙋🏾‍♂️🌈

leia mais | relacionados

Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional.  As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer […]

continue lendo aqui

Como as mudanças climáticas podem afetar a cadeia de fornecimento?

Ninguém é capaz de negar os efeitos que já estamos sentindo na pele. Na última semana fomos atingidos por um episódio excepcional de calor em grande parte do Brasil, com marcas que superaram em muito os valores médios históricos de […]

continue lendo aqui

O que o mês do Orgulho pode contribuir para as empresas

O mês do Orgulho acontece todo mês de junho. Saiba porque ele deve ser importante para o seu negócio e como celebrá-lo da melhor forma com sua força de trabalho. Por que isso importa para o seu negócio? Como líder […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!