Antirracismo: como as empresas podem construir um ambiente livre de preconceito

Um dos pilares da agenda ESG é o Social, portanto é importante entrar na luta para acabar com o racismo sistêmico no trabalho.

Como acontece com todos os imperativos organizacionais, a batalha para acabar com o racismo sistêmico precisa vir de cima para baixo através dos líderes e passando pelos seus funcionários, mas, à medida que você inicia este trabalho, reconheça que o racismo sistêmico com o qual estamos lutando agora em nosso diálogo nacional não é novo.

O racismo destruiu a vida dos negros todos os dias por gerações, incluindo a de seus líderes, colegas e funcionários negros. Considere o contexto mais amplo deste momento: a matança de negros pela violência racializada está se desenrolando em meio a uma pandemia que está afetando a todos, porém afeta desproporcionalmente a comunidades negra.

Tudo isso está acontecendo por causa do racismo institucionalizado, que regem a forma como cuidamos das pessoas. Agora é o momento de refletir profundamente, examinar sua própria organização falando e mostrando-se para sua equipe.

Não fique em silêncio neste momento

Este é um momento em que os líderes de todos os lugares precisam se manifestar. Se não tiver certeza do que dizer, busque orientação de grupos e instituições de defesa para desenvolver uma mensagem que seja autêntica para você e sua organização. Um exemplo no Brasil é a SafeSpace, uma plataforma de soluções para prevenir, comunicar e resolver casos de má conduta no ambiente de trabalho.

Não apenas sinalize suporte. Elimine o racismo em seu local de trabalho. Também mantenha conversas para conscientizar sobre o racismo no trabalho e criar espaços genuinamente seguros onde as pessoas possam compartilhar suas experiências abertamente.

Lidere os esforços anti-racistas enquanto aprende com seus colegas negros

Posicione a luta para acabar com o racismo sistêmico como um esforço contínuo com o qual você está comprometido a longo prazo

Tornar-se uma organização anti-racista não é uma conquista estática, é um trabalho para toda a vida que você e seus colegas devem se comprometer todos os dias. Certifique-se de que as metas estabelecidas sejam compreendidas, mensuráveis e incorporadas por todos, e que cada membro de sua equipe saiba qual é o papel que desempenham para atingir essas metas.

Lembre a todos que você está construindo um músculo essencial que se fortalecerá com esforço e tempo. Não há atalho para este trabalho; a única maneira é percorrendo todo o caminho.

  1. O tokenismo trata-se de uma inclusão simbólica que consiste em fazer concessões superficiais a grupos minoritários. Seu significado provém da palavra “token”, que significa “símbolo” em inglês.

leia mais | relacionados

Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional.  As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer […]

continue lendo aqui

Como as mudanças climáticas podem afetar a cadeia de fornecimento?

Ninguém é capaz de negar os efeitos que já estamos sentindo na pele. Na última semana fomos atingidos por um episódio excepcional de calor em grande parte do Brasil, com marcas que superaram em muito os valores médios históricos de […]

continue lendo aqui

O que o mês do Orgulho pode contribuir para as empresas

O mês do Orgulho acontece todo mês de junho. Saiba porque ele deve ser importante para o seu negócio e como celebrá-lo da melhor forma com sua força de trabalho. Por que isso importa para o seu negócio? Como líder […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!