O desafio das empresas para se tornarem sustentáveis

Estamos na semana do Meio Ambiente e sem dúvidas, este é um assunto muito discutido atualmente, principalmente no mundo dos negócios. Hoje temos consumidores muito mais conscientes do que tínhamos décadas atrás.
A sustentabilidade é uma meta importante para as empresas em 2021. As empresas estão começando a entender a extensão de seu impacto no meio ambiente. Companhias em todo o mundo estão começando a tomar medidas para se tornarem mais ecologicamente corretas. A geração Y e a Geração Z valorizam empresas que priorizam o meio ambiente e, consequentemente, esses consumidores estão dispostos a gastar mais em produtos ecologicamente corretos. Ignorar tal fato pode ter um impacto negativo na reputação de uma empresa entre consumidores e investidores.
Aqui estão algumas maneiras de tornar sua empresa mais ecologicamente correta.
Materiais de origem de forma sustentável
Dê uma olhada em seus principais fornecedores e como o ambientalismo se posiciona nos valores de sua empresa. Peça para ver sua política de RSC (Responsabilidade Social Corporativa) e considere como estão tentando melhorar seu impacto ambiental. Se os seus fornecedores atuais não são ambientalmente conscientes, pode ser hora de procurar fornecedores mais sustentáveis.
Verifique como você embala seus produtos e se suas vans/caminhões de entrega estão de acordo com os padrões. Reveja suas compras atuais e faça pequenas alterações para melhorar suas eco-credenciais.
Além disso, você também pode investir em produtos de limpeza mais ecológicos. Alguns produtos de limpeza liberam toxinas prejudiciais no ambiente do escritório, afetando sua equipe de limpeza e funcionários.
Investimento ético
Incorpore a sustentabilidade em todos os canais de seu negócio, incluindo investimentos. O investimento ético promove negócios e projetos sustentáveis, em vez de promover ainda mais recursos e empreendimentos insustentáveis.
Programas de reciclagem
Configure lixeiras para reciclagem em locais consistentes e práticos para incentivar sua equipe a reciclar. Pesquise como você pode reciclar qualquer um dos seus dispositivos eletrônicos mais antigos também.
Se você vive em um clima mais úmido, tente reciclar a água criando um sistema de drenagem inteligente. Use a água reciclada para dar descarga nos banheiros do escritório.
Desligue dispositivos eletrônicos
Desligue-os quando não os estiver usando para economizar eletricidade. Use um termômetro inteligente no escritório para reduzir o uso de energia e as contas.
Energia solar
Se você estiver em condições de fazê-lo, poderá investir em painéis solares para alimentar seu escritório. Embora o custo inicial possa parecer alto, os painéis solares são uma ótima maneira de economizar dinheiro e energia a longo prazo.
Nós da SupplyLabs apoiamos iniciativas como estas e ajudamos empresas de diversos setores a gerenciar sua cadeia de fornecimento transformando a responsabilidade social em um ativo de negócio.
Desenvolvemos soluções tecnológicas com foco em gestão ESG, sigla para Environmental, Social and Corporate Governance – Governança Ambiental, Social e Corporativa.
Conheça-nos:  supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Rastreabilidade na cadeia de fornecimento: pilar essencial para a agenda ESG

A sigla ESG, que significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), vem ganhando cada vez mais relevância no mundo dos negócios. As empresas que se preocupam com o futuro e desejam se destacar no mercado estão buscando implementar […]

continue lendo aqui

O papel da gestão da supply chain na agenda ESG

A agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança) tem se tornado cada vez mais importante para as empresas que buscam se tornar mais sustentáveis e responsáveis. Nesse contexto, a gestão da cadeia de fornecimento (supply chain) desempenha um papel central. […]

continue lendo aqui

Pesquisa Deloitte revela: ESG sobe para a segunda maior prioridade para executivos de compras

Eficiência operacional e integração #ESG na supply chain são as principais prioridades no negócio para executivos de compras em 2023. É o que aponta a pesquisa conduzida pela Deloitte e Odgers Berndtson com 350 participantes, em mais de 40 países. […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!