SupplyLabs

Gestão ESG: Transformando Responsabilidade em Ativo com a Supplylabs

Um mercado que movimenta mais de 30 trilhões de dólares.

Mas o que é Gestão ESG? As três letras andam em alta no cenário dos negócios e estão cada vez mais presentes este ano e referem-se ao compromisso das empresas de fazer mais do que lucrar, como se esforçarem de maneira ativa para contribuir positivamente para causas ambientais e/ou sociais e se comportarem com responsabilidade.

O Significado Profundo de ESG

Refere-se aos três fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio. A análise desses critérios é considerada por alguns para ajudar a determinar melhor o desempenho financeiro futuro das empresas.

Gestão ESG: Uma Mudança Impulsionada pela Demanda

O ESG, atualmente em voga, está escalando posições em termos de popularidade, impulsionado, notavelmente, pela pressão conjunta de funcionários, investidores e clientes. Estes grupos, interessantemente, migraram de uma postura passiva para uma ativamente engajada, instigando as empresas a enfrentar desafios prementes como as mudanças climáticas e as injustiças sociais.

Então, em face dessa pressão crescente, várias empresas se viram compelidas a reformular seus princípios operacionais. Este movimento evidencia, de maneira significativa, o poder do consumidor consciente no panorama de mercado atual.

Na jornada de adoção do ESG, as empresas são encorajadas a definir e, subsequentemente, divulgar publicamente seus objetivos específicos. Esse processo pode se manifestar tanto em iniciativas em curso quanto nos relatórios anuais, onde a transparência se revela como um aspecto crucial.

Abrangendo um espectro diversificado, as causas ESG englobam desde a sustentabilidade ambiental, como a conservação de água e a redução de CO2, até a promoção de questões sociais relevantes, tais como a diversidade na força de trabalho, liderança, direitos humanos e a luta contra a pobreza. Além disso, podem também incluir práticas éticas no âmbito da governança corporativa, como o combate à corrupção, reforçando a importância de uma atuação corporativa consciente e responsável.

Além disso, o ESG é um fator levado em conta para investimentos com critérios de sustentabilidade. Em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Funcionários e consumidores exigem ação

A demanda por consumo responsável está crescendo, especialmente entre os millennials. Esta tendência mostra um futuro de aumento contínuo.

Consumidores e funcionários buscam responsabilidade nas empresas. Uma pesquisa revelou que 90% dos profissionais americanos prefeririam reduzir seus ganhos por um trabalho mais significativo.

Estudos confirmam: a lealdade e motivação dos funcionários estão ligadas ao propósito da empresa. Assim, o ESG torna-se essencial na gestão de talentos.

Os objetivos de desenvolvimento da ONU podem ser uma ferramenta útil

A natureza abstrata do ESG significa que algumas empresas optam por conectar seus esforços ESG aos 17 objetivos de desenvolvimento da ONU, visto que são específicos e concretos.

Muitas empresas selecionam alguns objetivos de desenvolvimento e fazem políticas ESG concretas nessas áreas. Por exemplo, eles podem eliminar o plástico de uso único para reduzir a poluição dos oceanos de acordo com a meta da ONU “Vida Submersa”, ou reduzir as emissões e a poluição da produção ou construção como parte da meta da ONU “Cidades Sustentáveis”. Usar as metas de desenvolvimento torna o ESG tangível para os funcionários e fornece um ponto de partida claro para a organização.

Primeiros passos para uma boa gestão ESG

As primeiras etapas para você e sua empresa são identificar uma ou mais áreas de foco e, em seguida, esclarecer como você pode melhorá-las. Em seguida, torne essa busca publicamente conhecida.

Portanto, independentemente de sua função, você pode começar a mover sua empresa na direção certa, para que possa acompanhar as demandas ESG de consumidores, funcionários e investidores.

A Supplylabs ajuda empresas de diversos setores a gerenciar sua cadeia de fornecimento, transformando a responsabilidade social em um ativo de negócio através de soluções tecnológicas com foco em gestão ESG. Nosso produto é uma plataforma digital para gerenciamento de dados que fornece uma solução assertiva para toda a operação de auditoria e gestão da cadeia de fornecimento.

Saiba mais: supplylabs.com.br

Leia também: Sua empresa está preparada para um futuro sustentável?

leia mais | relacionados

ESG

Compliance e ESG nas Negociações Contratuais

No mundo empresarial contemporâneo, a integração entre compliance e ESG representa uma revolução nas práticas de negociação e operação das empresas. Esse alinhamento transcende a simples adesão à legislação vigente, embarcando em uma jornada de promoção de sustentabilidade, justiça social […]

continue lendo aqui
Plantas brotando de moedas no solo, metáfora para investimento e crescimento financeiro.

Descobrindo os Princípios para o Investimento Responsável

No panorama atual, onde o conceito de sustentabilidade transcendeu a esfera de uma simples tendência para se estabelecer como um imperativo global, os Princípios para o Investimento Responsável (PRI) emergem como um farol orientador para investidores e instituições financeiras. Este […]

continue lendo aqui
Descubra como a adoção do ESG está revolucionando o varejo, promovendo práticas sustentáveis e liderança ética no mercado.

ESG: A Transformação Sustentável no Varejo e Como Sua Loja Pode Liderar com Inovação

Em um mundo cada vez mais consciente sobre impactos ambientais, sociais e de governança (ESG), o varejo se encontra em um ponto crucial de transformação. As expectativas dos consumidores estão mudando, e com elas, a maneira como as empresas devem […]

continue lendo aqui