Diversidade na hora de contratar: por que é importante

A agenda ESG – sigla em inglês ‘enviroment/social/governance‘ já faz parte do dia a dia das empresas, ou pelo menos, é uma meta a se alcançar. Para os consumidores a reputação das marcas pode ser determinante na hora da decisão de compra e por isso não há como ignorar o assunto.

O “S” em ESG às vezes é esquecido. Afinal, quantas vezes você leu sobre meio ambiente, social e governança e mal passou na primeira letra antes de ter muitas informações? É verdade: há informações suficientes na parte “E” do ESG para milhares de artigos, e por que não deveria haver? É um tema importante. Mas e o “S”? 

“S” significa social. Diz respeito às relações de uma empresa com seus funcionários, suas comunidades e governos. O lado social é sobre o impacto que uma empresa tem sobre essas partes interessadas. Se no passado não era muito relevante, hoje em dia a história é diferente.

Pense na atenção dada à diversidade, bem-estar dos funcionários, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e participação na comunidade. 

Empresas de todos os tamanhos estão percebendo que a diversidade não é mais apenas um imperativo moral. As pessoas preferem trabalhar em organizações com maior diversidade ao invés de concorrentes homogêneos. A inovação depende dos pontos de vista de muitos e maior lucro segue empresas que diversificam suas equipes de liderança.

O que é contratação de diversidade?

Contratação de diversidade refere-se a um processo de recrutamento e contratação livre de preconceitos relacionados à idade, raça, gênero, religião, orientação sexual e outras características de um candidato que não afetam seu talento ou desempenho no trabalho.

Contratar para diversidade e inclusão visa superar os preconceitos inconscientes –– estereótipos aprendidos que são automáticos, não intencionais e profundamente arraigados em nossas crenças –– que nos levam a formar uma opinião sobre um candidato com base exclusivamente nas primeiras impressões. 

Qual a diferença entre diversidade e inclusão?

Os termos diversidade e inclusão muitas vezes aparecem juntos, mas não são a mesma coisa. Diversidade refere-se ao “o quê” e inclusão é o “como”. A diversidade tem tudo a ver com a criação de uma força de trabalho de funcionários de diferentes origens. A inclusão é uma medida da cultura que capacita essa força de trabalho para ser bem-sucedida.

Diversidade e inclusão trabalham lado a lado para garantir que sua empresa cresça de forma sustentável e lucrativa. E tudo começa com o seu processo de contratação. 

Iniciativas de diversidade e inclusão contribuem para uma melhor experiência geral para sua equipe — e seus acionistas. Considere algumas dessas métricas:

(Fonte: Forbes)

Conclusão: Uma maior diversidade no local de trabalho beneficia não apenas as empresas, mas a sociedade em geral. O aumento da diversidade em sua organização começa com a compreensão da necessidade da contratação intencional de minorias e outros grupos sub-representados. O lado “S” do ESG é sobre as pessoas com quem sua empresa interage e seus direitos, por isso é essencial deixar claro seu papel desde o início.

A Supplylabs desenvolveu um ecossistema web e mobile de gerenciamento da supply chain que te auxilia na gestão de seus fornecedores de maneira a garantir que estejam em conformidade em vários aspectos primordiais em um negócio dentro da agenda ESG. Conheça o Comply.

Entre em contato com a gente!

💻  supplylabs.com.br

📲 11 99524 -1298 (WhatsApp)

📧  contato@supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Rastreabilidade na cadeia de fornecimento: pilar essencial para a agenda ESG

A sigla ESG, que significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), vem ganhando cada vez mais relevância no mundo dos negócios. As empresas que se preocupam com o futuro e desejam se destacar no mercado estão buscando implementar […]

continue lendo aqui

O papel da gestão da supply chain na agenda ESG

A agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança) tem se tornado cada vez mais importante para as empresas que buscam se tornar mais sustentáveis e responsáveis. Nesse contexto, a gestão da cadeia de fornecimento (supply chain) desempenha um papel central. […]

continue lendo aqui

Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional.  As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!