SupplyLabs

Como o ESG pode ajudar sua empresa a se tornar relevante

Entre as muitas coisas que a pandemia da Covid-19 provocou, o consumismo consciente é uma das maiores, e um grande número de empresas respondeu anunciando compromissos de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e investir em ações para o meio ambiente.

​​Com o crescente alerta e demanda por ações climáticas entre os consumidores, a adoção de medidas Ambientais, Sociais e de Governança é agora mais importante do que nunca para que empresas de todos os tamanhos prosperem no presente e também se preparem para o futuro.

Por que a importância do ESG está crescendo?

Existem paralelos contínuos sendo traçados entre os riscos imprevistos de uma pandemia e a crise climática, ambos impactando substancialmente a economia global. 

Isso fez com que muitos investidores e formuladores de políticas percebessem uma necessidade maior de acelerar os investimentos e o progresso em negócios que priorizam ESG. 

Afinal, nossa sociedade não depende mais apenas do governo, mas também de negócios que funcionem bem e que atendam às suas necessidades, que vão desde a geração de empregos, crescimento equitativo, proteção dos recursos naturais, defesa dos interesses dos consumidores, entre outros.

O ESG é para empresas de todos os tamanhos?

Enquanto as grandes empresas podem se dar ao luxo de ter equipes dedicadas para cuidar de suas medidas ESG e se beneficiar delas, as pequenas e médias podem se beneficiar de uma tomada de decisão mais rápida, flexibilidade e contato mais próximo com seus clientes, o que os ajuda a entender melhor suas necessidades.

Pequenos passos “verdes”, como mudar para embalagens mais ecológicas, uso de energia renovável e gerenciamento eficaz de resíduos realizados por pequenas e médias empresas, podem ajudar muito a economizar custos e reduzir sua pegada de carbono.

À medida que os investidores procuram investir mais em empresas com altos padrões ESG, as pequenas e médias empresas (PME’s) com um forte foco ESG estarão em melhor posição para atrair interesse.

Como você deve começar a trabalhar políticas ESG em sua empresa?

Deve-se considerar diferentes fatores ao decidir suas políticas ESG. Para começar, deve avaliar onde está quando se trata de adotar essas medidas. Isso ajudará a responder a algumas perguntas importantes, como:

Se você está pensando em adotar políticas ESG para o seu negócio:

Se sua empresa já começou a desenvolver medidas ESG e foi além do estágio acima:

Conclusão:

Empresas de todos os tamanhos devem priorizar o ESG para benefícios de curto e longo prazo, devem se adaptar constantemente às mudanças de conformidade e demandas de diferentes partes interessadas.

Por essa razão, a Supplylabs desenvolveu o Comply – ferramenta que te auxilia na gestão de seus fornecedores de maneira a garantir que estejam em conformidade em vários aspectos primordiais em um negócio dentro da agenda ESG.

Tudo de maneira transparente num ecossistema seguro, automatizado e de fácil visualização, tanto web quanto mobile, esteja você no varejo representando grandes compradores ou na indústria como fornecedor para grandes varejistas.

Entre em contato e saiba mais!

📲 11 99524-1298 (WhatsApp)

📧  contato@supplylabs.com.br

💻  supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Auditoria de performance

Auditoria de Performance ESG: O Guia Completo para Empresas

Introdução Nos dias de hoje, as empresas enfrentam uma pressão crescente para serem mais sustentáveis e socialmente responsáveis. É aí que entra a Auditoria de Performance ESG (Ambiental, Social e Governança). Mas o que é exatamente essa auditoria e como […]

continue lendo aqui
Tendências ESG

As Tendências ESG que Moldarão 2024: Uma Análise Detalhada

Explorando as tendências ESG que dominarão 2024, este artigo detalha como a sustentabilidade está cada vez mais integrada nas estratégias corporativas globais. Discutimos temas cruciais como descarbonização, economia circular e a importância crescente da diversidade e inclusão, moldando o futuro das práticas corporativas sustentáveis.

continue lendo aqui
ESG e Governança Corporativa

ESG e Governança Corporativa: Redefinindo Estratégias Empresariais

Na vanguarda das estratégias empresariais modernas, os princípios de ESG (ambiental, social e governança) têm se destacado como essenciais para qualquer corporação que almeje não apenas lucratividade, mas também sustentabilidade e responsabilidade social. Conforme avançamos para 2024, torna-se evidente que […]

continue lendo aqui