Entre as muitas coisas que a pandemia da Covid-19 provocou, o consumismo consciente é uma das maiores, e um grande número de empresas respondeu anunciando compromissos de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e investir em ações para o meio ambiente.
Com o crescente alerta e demanda por ações climáticas entre os consumidores, a adoção de medidas Ambientais, Sociais e de Governança é agora mais importante do que nunca para que empresas de todos os tamanhos prosperem no presente e também se preparem para o futuro.
Por que a importância do ESG está crescendo?
Existem paralelos contínuos sendo traçados entre os riscos imprevistos de uma pandemia e a crise climática, ambos impactando substancialmente a economia global.
Isso fez com que muitos investidores e formuladores de políticas percebessem uma necessidade maior de acelerar os investimentos e o progresso em negócios que priorizam ESG.
Afinal, nossa sociedade não depende mais apenas do governo, mas também de negócios que funcionem bem e que atendam às suas necessidades, que vão desde a geração de empregos, crescimento equitativo, proteção dos recursos naturais, defesa dos interesses dos consumidores, entre outros.
O ESG é para empresas de todos os tamanhos?
Enquanto as grandes empresas podem se dar ao luxo de ter equipes dedicadas para cuidar de suas medidas ESG e se beneficiar delas, as pequenas e médias podem se beneficiar de uma tomada de decisão mais rápida, flexibilidade e contato mais próximo com seus clientes, o que os ajuda a entender melhor suas necessidades.
Pequenos passos “verdes”, como mudar para embalagens mais ecológicas, uso de energia renovável e gerenciamento eficaz de resíduos realizados por pequenas e médias empresas, podem ajudar muito a economizar custos e reduzir sua pegada de carbono.
À medida que os investidores procuram investir mais em empresas com altos padrões ESG, as pequenas e médias empresas (PME’s) com um forte foco ESG estarão em melhor posição para atrair interesse.
Como você deve começar a trabalhar políticas ESG em sua empresa?
Deve-se considerar diferentes fatores ao decidir suas políticas ESG. Para começar, deve avaliar onde está quando se trata de adotar essas medidas. Isso ajudará a responder a algumas perguntas importantes, como:
Se você está pensando em adotar políticas ESG para o seu negócio:
- Determinar as áreas mais críticas em que o ESG precisa se concentrar;
- Conduza uma avaliação entre seus investidores, funcionários e clientes, o que ajuda a identificar as principais áreas prioritárias para ESG;
- Aprenda sobre diferentes padrões, estruturas e políticas ESG;
- Aloque recursos e defina suas estratégias com medidas de responsabilidade;
Se sua empresa já começou a desenvolver medidas ESG e foi além do estágio acima:
- Execute suas medidas ESG por meio de diferentes avaliações internas e verifique se elas atendem às diretrizes exigidas;
- Faça com que sua estratégia ESG atenda ao modelo operacional e de governança exigido, conforme declarado pelos investidores e conformidades existentes;
- Mantenha-se atualizado com as mudanças nos regulamentos e as necessidades de seus stakeholders;
- Envolva-se com outras empresas, associações, reguladores e partes interessadas para construir colaborações e progredir em direção a um maior impacto e moldar melhores práticas ESG;
Conclusão:
Empresas de todos os tamanhos devem priorizar o ESG para benefícios de curto e longo prazo, devem se adaptar constantemente às mudanças de conformidade e demandas de diferentes partes interessadas.
Por essa razão, a Supplylabs desenvolveu o Comply – ferramenta que te auxilia na gestão de seus fornecedores de maneira a garantir que estejam em conformidade em vários aspectos primordiais em um negócio dentro da agenda ESG.
Tudo de maneira transparente num ecossistema seguro, automatizado e de fácil visualização, tanto web quanto mobile, esteja você no varejo representando grandes compradores ou na indústria como fornecedor para grandes varejistas.
Entre em contato e saiba mais!
📲 11 99524-1298 (WhatsApp)