Trends do mercado de supply chain para 2023

O ano de 2020 até agora tem sido desafiador e histórico para as cadeias de fornecimento no mundo todo – e embora quase todos os fatores apontem para 2023 sendo um pouco mais “normal”, a indústria continua a evoluir e crescer.

Obviamente, muitas previsões para 2023 são resultados de eventos e tendências deste ano. Durante grande parte do ano, as cadeias de fornecimento trabalharam para encontrar o equilíbrio após dois anos de caos causado pela pandemia de Covid-19. 

Enquanto isso, a inflação e os preços dos combustíveis também apoiaram a moderação, já que os gastos do consumidor aumentaram. Então, o que tudo isso significa para sua cadeia de fornecimento em 2023?

Inúmeros fatores influenciarão as tendências de gerenciamento da supply chain em 2023, desde tecnologia e economia até eventos mundiais. Aqui está o que se espera ser tópicos importantes para a indústria global nos próximos meses.

As empresas mudarão de reativas para proativas – e do modo sobrevivência para o modo crescimento.

A maioria dos gestores da cadeia de fornecimento passou os últimos dois anos tentando sobreviver a uma crise após a outra. As decisões foram tomadas por necessidade, com base no que estava disponível ou acessível. À medida que as pressões do mercado diminuírem e as empresas continuarem voltando ao normal, elas também mudarão sua abordagem de reativa para proativa.

Espera-se que mais gestores reavaliem as estratégias gerais da cadeia de fornecimento e possíveis novos modelos de negócios. Com espaço para respirar, poderão fazer perguntas sobre o que está funcionando e o que não está, desde a fabricação e transporte até o armazenamento e distribuição.

Nosso conselho: lembre-se de jogar o jogo longo. As empresas tiveram que aprender a girar rapidamente durante a pandemia, e as cadeias de fornecimento ágeis se tornaram uma grande vantagem nos negócios. Mas agora que o setor está se reequilibrando, o truque será não exagerar quando as coisas mudarem. Em 2023, tente não apertar o botão de pânico muito rapidamente e tenha em mente as metas e tendências de longo prazo ao tomar decisões.

Um retorno ao gerenciamento de estoque enxuto – de certo modo.

Outra tendência trazida pelas interrupções na cadeia de fornecimento: estocar. Antes de 2020, as empresas normalmente priorizavam o gerenciamento de estoque enxuto, mantendo apenas o necessário em mãos. Mas o tiro saiu pela culatra durante a pandemia, quando as empresas ficaram sem produtos por semanas, meses ou até mais. Para evitar interrupções e escassez na supply chain, as empresas começaram a estocar mais e investir em armazenamento.

À medida que o setor de logística se estabiliza, essa tendência provavelmente será revertida. Sugerimos que os gestores adotem uma abordagem intermediária: manter um pouco mais de estoque disponível do que antes da pandemia, caso algum problema na cadeia de fornecimento apareça novamente.

A visibilidade, os dados e a automatização continuarão a reinar.

Das muitas tendências de tecnologia do mercado supply chain que vemos, esta provavelmente será a mais duradoura.

A visibilidade descreve a capacidade dos gestores da cadeia de fornecimento de rastrear mercadorias e remessas em todo o processo da operação da cadeia, desde o fornecimento de matérias-primas e transporte até a fabricação e distribuição. E por um bom motivo: os dados e a visibilidade podem beneficiar quase todos os aspectos de um negócio, incluindo atender às demandas dos clientes e melhorar os resultados.

As melhores soluções de software também integram os sistemas de gerenciamento. Essas integrações podem remover processos manuais (e o potencial de erro humano) para aumentar a eficiência. A tecnologia que prioriza dados e visibilidade será incrivelmente procurada em 2023, pois a incorporação de tecnologias estratégicas pode permitir que os gerentes da cadeia de fornecimento otimizem suas cadeias de ponta a ponta.

Você já possui uma ferramenta que gerencia todos seus fornecedores de maneira eficaz e descomplicada? Se a resposta for não, corre aqui e conheça o Comply.

O digital cada vez mais toma o lugar da papelada e burocracia de tempos atrás. Hoje quase tudo é automatizado, portanto, essas tendências da indústria levarão as empresas a priorizar o digital.

As demandas dos consumidores incluirão cada vez mais sustentabilidade e cadeias de fornecimento circulares.

Mais uma grande tendência que esperamos continuar e crescer no novo ano será a sustentabilidade. As mudanças nas demandas dos consumidores e as regulamentações governamentais mais rígidas continuarão a levar as empresas a práticas mais ecológicas em 2023. 

As empresas continuarão a buscar e adotar esforços para diminuir seu impacto negativo no meio ambiente, desde o fornecimento de matérias-primas sustentáveis até a avaliação das empresas prestadoras de serviços. 

Um exemplo notável serão as cadeias de fornecimento circulares, nas quais os fabricantes reformam produtos descartados para depois devolvê-los ou revendê-los aos consumidores. Quer percebam ou não, os consumidores comprarão mais produtos reciclados e recondicionados nos próximos anos.

Já temos um exemplo aqui no Brasil: uma grande marca de varejo e e-commerce passou a oferecer aos clientes uma alternativa de descarte para roupas usadas, recebendo roupas em boas condições que são encaminhadas para reuso.​​ Os clientes podem trocar as roupas usadas por créditos para a compra de peças novas da loja.

A equipe de especialistas da Supplylabs ajuda as empresas a reduzir custos e aumentar a eficiência com melhores práticas de gerenciamento da cadeia de fornecimento. Podemos ajudá-lo a avaliar seus processos atuais e encontrar oportunidades em toda sua cadeia de fornecimento, para que você seja capaz de acelerar processos, cortar custos e erros, reduzir riscos e melhorar a conformidade.

Entre em contato conosco e saiba mais.

💻  supplylabs.com.br

📲 11 99524-1298 (WhatsApp)

📧  contato@supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Como medir o seu SLA: passos e dicas

As empresas costumam usar Acordos de Nível de Serviço (SLA – sigla de Service Level Agreement) para estabelecer expectativas com seus clientes e definir padrões de serviço.  No entanto, é importante que eles entendam se o trabalho realizado por seus […]

continue lendo aqui

Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional.  As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer […]

continue lendo aqui

Gerenciamento de fornecedores para o sucesso na Black Friday: dicas essenciais

A Black Friday é um dos eventos de vendas mais importantes do ano, tanto para varejistas e indústria quanto para consumidores. Para os varejistas, é uma oportunidade de aumentar as vendas e obter lucros significativos. Para a indústria significa aumento […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!