SupplyLabs

Seis melhores práticas em engajamento de fornecedores sustentáveis

Possuir uma estratégia de sustentabilidade corporativa forte está presente e crescendo. Acionistas, conselhos corporativos, funcionários e consumidores estão exigindo práticas de sustentabilidade ambiciosas e endossadas pela administração.

Não pense que isso se limita a uma organização, como também alcança a cadeia de fornecimento, reduzindo a imprevisibilidade entre fornecedores e compradores. Definir estratégias é um bom começo, mas realizar é o principal desafio.

A gestão da cadeia de fornecimento é complexa devido ao grande número de participantes, à falta de dados disponíveis (transparência). Portanto, selecionamos seis práticas recomendadas de empresas líderes que desafiam seus fornecedores a se tornarem mais sustentáveis. Essas são lições essenciais para o desenvolvimento e implementação de um programa de engajamento de fornecedores sustentável.

  1. Compromisso em toda a organização é a base

O comprometimento da diretoria e da área de compras é fundamental na hora de envolver os fornecedores para começar a discutir questões de sustentabilidade.

O compromisso com uma abordagem abrangente e holística de definição de metas, ajuda a criar adesão em toda a organização. Por exemplo: para atingir as metas de redução de resíduos, todas as partes de uma empresa precisam estar envolvidas. Desde a portaria até a diretoria.

A parte da equipe responsável pelas metas de sustentabilidade normalmente tem mais conhecimento sobre o assunto, enquanto o departamento de compras tem um relacionamento relevante com os fornecedores.

Esses gestores são responsáveis por manter um relacionamento bom e sustentável com os fornecedores, com foco na redução dos impactos ambientais e na melhoria das condições sociais em toda a cadeia de fornecimento.

Além de reduzir os impactos ambientais, um motivador para essas novas funções é limitar os riscos ambientais para garantir o abastecimento e proteger a reputação da marca da organização compradora.

      2. O envolvimento do fornecedor começa com uma comunicação aberta e mostrando benefícios comuns

A melhor maneira para colaborar com seus fornecedores é a comunicação aberta. Tente entender a posição e seus interesses para tornar o engajamento sustentável mais viável para eles.

Trabalhar juntos pode ser posicionado como um marketing melhor para os clientes. Além disso, você pode enfatizar os benefícios da segurança do fornecimento para a continuidade dos negócios. O reconhecimento e os prêmios do fornecedor também podem ajudar a estabelecer a participação.

      3. Relacionamentos de longo prazo e cocriação são maneiras eficazes de se envolver com fornecedores

Os fornecedores podem ser direcionados de diferentes maneiras para tornar a cadeia de fornecimento de uma empresa mais sustentável.

Seguindo essa tendência, algumas empresas selecionam fornecedores com base em valores e crenças compartilhadas, por ser uma base sólida para o desenvolvimento de projetos conjuntos.

      4. Incentive os fornecedores de uma forma que se adapte à sua empresa 

A forma como você incentiva seus fornecedores deve se adequar ao tamanho, cultura e posição de sua empresa na cadeia de valor, entre outros. 

      5. Aumente o envolvimento do fornecedor por meio de esforços do setor

Para fazer uma diferença real, é essencial aumentar os esforços de engajamento do fornecedor. O grande número de fornecedores dos mais diversos setores tornam isso um desafio. Uma abordagem setorial e a utilização de grandes empresas como lupas podem ser soluções para este problema.

Por exemplo, cerca de 10 fabricantes de automóveis e peças uniram forças para definir indicadores-chave de desempenho (KPIs) para clima e água para seus fornecedores por meio do Programa de Cadeia de Fornecimento (*CDP). Os fornecedores precisam relatar seus impactos e esforços ao CDP, de preferência tornando-os públicos.

*O CDP Supply Chain Program é um programa de associação por meio do qual as empresas coletam dados e envolvem seus fornecedores para melhorar seu desempenho ambiental.

      6. O monitoramento deve ser projetado com objetivos em mente

A maioria das empresas ainda está procurando maneiras eficazes e eficientes de monitorar o progresso em direção às metas. A principal lição aprendida até agora é que o monitoramento deve ser projetado usando a meta da cadeia de fornecimento (por exemplo, a meta climática) como ponto de partida:

As empresas estão explorando maneiras de se envolver melhor com seus fornecedores para realizar suas metas de sustentabilidade na cadeia de fornecimento.

Assumir a responsabilidade socioambiental faz sentido para os negócios e é bom para a reputação das marcas. Além de fortalecer os elos da cadeia de fornecimento e preparar a empresa para a economia gerada no processo, ambos temas de grande interesse dos investidores.

A Supplylabs te auxilia nessa tarefa com soluções tecnológicas em gestão para a cadeia de fornecimento com foco em ESG, gerando dados relevantes para tomadas de decisões.

Entre em contato com a gente!

leia mais | relacionados

Imagem promovendo o Supply Labs com a frase "Vendas B2B e as transformações no mercado atual" em destaque. Na parte inferior, há a oferta de um "teste grátis", com ícones de laptop e smartphone mostrando a interface do sistema.

Transformação nas Vendas B2B no Mercado Atual

Está preparado para as rápidas mudanças no mercado e na transformação nas vendas B2B? Oscilações nas taxas de juros afetam os lucros e negociações. Entender as tendências atuais é crucial para o sucesso. A personalização e a inovação em vendas […]

continue lendo aqui
Automação de processos

Como a Automação de Processos Empresariais Pode Transformar Seu Negócio

Introdução A automação de processos empresariais está revolucionando a forma como as empresas operam. Com o avanço da tecnologia, mais e mais empresas estão adotando soluções de automação para otimizar suas operações e melhorar a eficiência. No entanto, muitos ainda […]

continue lendo aqui
maximize suas vendas b2b

Maximize suas Vendas B2B com Novas Tecnologias

Você já pensou como a transformação digital influencia suas vendas B2B? Essa mudança pode melhorar muito sua produtividade e eficiência. Conforme a inovação em vendas corporativas cresce, novas tecnologias se tornam essenciais. Usar a inteligência artificial (IA) está revolucionando as […]

continue lendo aqui