Possuir uma estratégia de sustentabilidade corporativa forte está presente e crescendo. Acionistas, conselhos corporativos, funcionários e consumidores estão exigindo práticas de sustentabilidade ambiciosas e endossadas pela administração.
Não pense que isso se limita a uma organização, como também alcança a cadeia de fornecimento, reduzindo a imprevisibilidade entre fornecedores e compradores. Definir estratégias é um bom começo, mas realizar é o principal desafio.
A gestão da cadeia de fornecimento é complexa devido ao grande número de participantes, à falta de dados disponíveis (transparência). Portanto, selecionamos seis práticas recomendadas de empresas líderes que desafiam seus fornecedores a se tornarem mais sustentáveis. Essas são lições essenciais para o desenvolvimento e implementação de um programa de engajamento de fornecedores sustentável.
- Compromisso em toda a organização é a base
O comprometimento da diretoria e da área de compras é fundamental na hora de envolver os fornecedores para começar a discutir questões de sustentabilidade.
O compromisso com uma abordagem abrangente e holística de definição de metas, ajuda a criar adesão em toda a organização. Por exemplo: para atingir as metas de redução de resíduos, todas as partes de uma empresa precisam estar envolvidas. Desde a portaria até a diretoria.
A parte da equipe responsável pelas metas de sustentabilidade normalmente tem mais conhecimento sobre o assunto, enquanto o departamento de compras tem um relacionamento relevante com os fornecedores.
Esses gestores são responsáveis por manter um relacionamento bom e sustentável com os fornecedores, com foco na redução dos impactos ambientais e na melhoria das condições sociais em toda a cadeia de fornecimento.
Além de reduzir os impactos ambientais, um motivador para essas novas funções é limitar os riscos ambientais para garantir o abastecimento e proteger a reputação da marca da organização compradora.
2. O envolvimento do fornecedor começa com uma comunicação aberta e mostrando benefícios comuns
A melhor maneira para colaborar com seus fornecedores é a comunicação aberta. Tente entender a posição e seus interesses para tornar o engajamento sustentável mais viável para eles.
Trabalhar juntos pode ser posicionado como um marketing melhor para os clientes. Além disso, você pode enfatizar os benefícios da segurança do fornecimento para a continuidade dos negócios. O reconhecimento e os prêmios do fornecedor também podem ajudar a estabelecer a participação.
3. Relacionamentos de longo prazo e cocriação são maneiras eficazes de se envolver com fornecedores
Os fornecedores podem ser direcionados de diferentes maneiras para tornar a cadeia de fornecimento de uma empresa mais sustentável.
Seguindo essa tendência, algumas empresas selecionam fornecedores com base em valores e crenças compartilhadas, por ser uma base sólida para o desenvolvimento de projetos conjuntos.
4. Incentive os fornecedores de uma forma que se adapte à sua empresa
A forma como você incentiva seus fornecedores deve se adequar ao tamanho, cultura e posição de sua empresa na cadeia de valor, entre outros.
5. Aumente o envolvimento do fornecedor por meio de esforços do setor
Para fazer uma diferença real, é essencial aumentar os esforços de engajamento do fornecedor. O grande número de fornecedores dos mais diversos setores tornam isso um desafio. Uma abordagem setorial e a utilização de grandes empresas como lupas podem ser soluções para este problema.
Por exemplo, cerca de 10 fabricantes de automóveis e peças uniram forças para definir indicadores-chave de desempenho (KPIs) para clima e água para seus fornecedores por meio do Programa de Cadeia de Fornecimento (*CDP). Os fornecedores precisam relatar seus impactos e esforços ao CDP, de preferência tornando-os públicos.
*O CDP Supply Chain Program é um programa de associação por meio do qual as empresas coletam dados e envolvem seus fornecedores para melhorar seu desempenho ambiental.
6. O monitoramento deve ser projetado com objetivos em mente
A maioria das empresas ainda está procurando maneiras eficazes e eficientes de monitorar o progresso em direção às metas. A principal lição aprendida até agora é que o monitoramento deve ser projetado usando a meta da cadeia de fornecimento (por exemplo, a meta climática) como ponto de partida:
- Defina uma linha de base clara e comum.
- Entenda o que é necessário para atingir a meta, pois isso determinará os KPIs que você deseja rastrear e monitorar.
- Combine ações específicas que podem ser monitoradas com os fornecedores.
- Mantenha a simplicidade – às vezes, as ações podem ser rastreadas sem uma coleta de dados extremamente detalhada.
As empresas estão explorando maneiras de se envolver melhor com seus fornecedores para realizar suas metas de sustentabilidade na cadeia de fornecimento.
Assumir a responsabilidade socioambiental faz sentido para os negócios e é bom para a reputação das marcas. Além de fortalecer os elos da cadeia de fornecimento e preparar a empresa para a economia gerada no processo, ambos temas de grande interesse dos investidores.
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