Reputação. Por que é tão importante para as empresas

Existem várias verdades fundamentais para todo negócio. Em primeiro lugar, os produtos e serviços são a força vital de todas as empresas. Em segundo, todas as empresas têm uma marca (quer a construam intencionalmente ou não). E terceiro, a reputação da marca é importante. Mas, por que a reputação é importante para uma organização, exatamente?

O que é reputação?

Reputação é o culminar de como a sociedade, incluindo clientes, partes interessadas, funcionários e o público em geral, vê uma empresa ou indivíduo.

Por ser bastante abstrato, tendemos a medir a reputação da empresa em uma escala qualitativa que varia de “boa” a “ruim”, em vez de com uma pontuação numérica. E, como se baseia na opinião, muitos fatores influenciam a reputação, incluindo declarações, ações, associações, comentários de terceiros, mídias sociais e, principalmente, os resultados de pesquisa do Google.

Recentemente saiu a seguinte reportagem no El País:

Ambev e Heineken são autuadas por trabalho escravo de imigrantes venezuelanos em São Paulo. As duas empresas foram responsabilizadas após auditores flagrarem 23 imigrantes que trabalhavam para uma transportadora terceirizada em situação degradante. A empresa, chamada Sider, também foi multada. Cervejeiras dizem trabalhar para atender vítimas seguindo orientação dos auditores. (leia na íntegra)

Isso pode afetar a percepção do consumidor acerca dos produtos que consome. A percepção do cliente não é influenciada por apenas um fator – é o resultado de tudo o que sua marca diz, faz e divulga para o mundo.

Seja um novo design de embalagem, uma postagem polêmica nas redes sociais ou uma oferta especial de feriado, absolutamente tudo que sua marca faz afeta a percepção do cliente. E o que essa notícia nos traz é muito grave.

E o que a SupplyLabs tem a ver?

Somos uma startup que desenvolve soluções tecnológicas com foco em gestão ESG. Nosso produto é uma plataforma digital para gerenciamento de dados que fornece uma solução assertiva para toda a operação de auditoria e gestão da cadeia de fornecimento, promovendo assim a responsabilidade socioambiental das empresas bem como os direitos humanos de todos os envolvidos a fim de fazer os clientes impactarem o mundo através da tecnologia com responsabilidade socioambiental.

Corroboramos para um mundo mais ético, humano e sustentável.

Conheça mais sobre nós: supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Supplylabs 2023: a year in review

Podemos dizer que 2023 foi simplesmente incrível por tudo o que aprendemos, realizamos e conquistamos. Lá em 2019, nascemos com um sonho: ajudar empresas a construir um futuro melhor, cuidando dos aspectos sociais e ambientais de suas cadeias de fornecimento […]

continue lendo aqui

Supplylabs é 4º lugar na categoria Productivity no 100 Open Startups 2023 em seu 1º ano de participação!

Uau! Quase não temos palavras pra descrever o que estamos sentindo! Uma empresa jovem fundada para revolucionar o mercado de supplychain já ganha tamanho reconhecimento tão rápido! 🚀🚀 Estar entre as 100 Startups no geral e em 4º no setor […]

continue lendo aqui

Reputação. Por que é tão importante para as empresas

Existem várias verdades fundamentais para todo negócio. Em primeiro lugar, os produtos e serviços são a força vital de todas as empresas. Em segundo, todas as empresas têm uma marca (quer a construam intencionalmente ou não). E terceiro, a reputação […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!