SupplyLabs

Prepare-se para uma gestão de risco eficiente na cadeia de fornecimento

A pandemia da Covid19 apresentou desafios enormes e sem precedentes para as empresas. O gerenciamento de risco eficiente desempenha um papel central no atendimento a esses desafios. 

Não é tanto uma questão de saber se a situação atual poderia ter sido antecipada e planejada. Em vez disso, o foco está em como as empresas podem agora proteger melhor seus processos essenciais e aumentar a resiliência de suas operações.

Tão importante quanto é olhar para o futuro próximo: onde estão os riscos potenciais agora com a retomada? Como você pode gerenciar as capacidades dos fornecedores ou ajudá-los com o planejamento quando você mesmo tem apenas previsões de vendas incertas? 

Como você também pode identificar e monitorar os efeitos de eventos externos, sejam eles maiores ou menores, em sua própria cadeia de fornecimento o mais cedo e com a maior precisão possível? E finalmente: quais contra-medidas você pode tomar, quais são as mais eficientes?

Tudo começa com dados

Tudo isso requer dados relevantes. Em tempos de processos eletrônicos não é tanto a quantidade de dados que é o problema. Em vez disso, é o uso eficiente desses dados que é crucial. Afinal, esta é a chave para tomar as decisões certas sobre a confiabilidade da cadeia de fornecimento.

No entanto, esse uso eficiente de dados geralmente falha porque são colocados em várias planilhas separadas e são difíceis de mesclar. Ainda assim, sem a consolidação de dados, não há resultados significativos para avaliação de risco.

E não importa a quantidade de fornecedores. Seja 5 ou 5 mil, seja sua empresa um deles. Nesse contexto, é fundamental olhar para as várias etapas da cadeia de fornecimento, palavra de ordem: confiabilidade. É a questão de quão confiável os fornecedores podem cumprir suas promessas de entrega e estar em conformidade nos aspectos ambiental, social, ético, governança, LGPD, saúde e segurança do trabalho entre outros.

Parece complicado, mas não é. Para este propósito, a Supplylabs desenvolveu a Comply, plataforma que conecta todas as fontes de dados dos fornecedores por meio de uma interface padronizada que permite uma análise consolidada e, portanto, altamente eficiente. Toda a informação centralizada em um só lugar de maneira clara e objetiva.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

☎️ +55 11 2967-7220 

📲 +55 11 97436-8455 (Whatsapp)

📧  contato@supplylabs.com.br

💻  supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Como lidar com sua cadeia em situações de risco

Como lidar com sua cadeia de suprimentos em situações de risco

Introdução Gerenciar a cadeia de suprimentos é crucial para garantir a estabilidade e o crescimento de uma empresa. Enquanto isso, o Rio Grande do Sul está passando por problemas críticos na cadeia de fornecimento, que estão arruinando a continuidade de […]

continue lendo aqui
Gestão de Fornecedores

Soluções Definitivas para os desafios de Gerenciar uma Grande Rede de Fornecedores

Gerenciar uma rede diversificada de fornecedores apresenta desafios únicos que podem impactar significativamente as operações de uma empresa. Este artigo explora os desafios enfrentados na gestão de múltiplos fornecedores e como a SupplyLabs oferece soluções práticas e eficazes para cada […]

continue lendo aqui

Por Que Monitorar o Impacto Social dos Fornecedores é Importante?

No cenário empresarial moderno, entender a importância da responsabilidade social corporativa (RSC) não é apenas uma questão de ética, mas um componente crucial para o sucesso e sustentabilidade de uma empresa. Monitorar o impacto social dos fornecedores tornou-se uma prática […]

continue lendo aqui