Prepare-se para uma gestão de risco eficiente na cadeia de fornecimento

A pandemia da Covid19 apresentou desafios enormes e sem precedentes para as empresas. O gerenciamento de risco eficiente desempenha um papel central no atendimento a esses desafios. 

Não é tanto uma questão de saber se a situação atual poderia ter sido antecipada e planejada. Em vez disso, o foco está em como as empresas podem agora proteger melhor seus processos essenciais e aumentar a resiliência de suas operações.

Tão importante quanto é olhar para o futuro próximo: onde estão os riscos potenciais agora com a retomada? Como você pode gerenciar as capacidades dos fornecedores ou ajudá-los com o planejamento quando você mesmo tem apenas previsões de vendas incertas? 

Como você também pode identificar e monitorar os efeitos de eventos externos, sejam eles maiores ou menores, em sua própria cadeia de fornecimento o mais cedo e com a maior precisão possível? E finalmente: quais contra-medidas você pode tomar, quais são as mais eficientes?

Tudo começa com dados

Tudo isso requer dados relevantes. Em tempos de processos eletrônicos não é tanto a quantidade de dados que é o problema. Em vez disso, é o uso eficiente desses dados que é crucial. Afinal, esta é a chave para tomar as decisões certas sobre a confiabilidade da cadeia de fornecimento.

No entanto, esse uso eficiente de dados geralmente falha porque são colocados em várias planilhas separadas e são difíceis de mesclar. Ainda assim, sem a consolidação de dados, não há resultados significativos para avaliação de risco.

E não importa a quantidade de fornecedores. Seja 5 ou 5 mil, seja sua empresa um deles. Nesse contexto, é fundamental olhar para as várias etapas da cadeia de fornecimento, palavra de ordem: confiabilidade. É a questão de quão confiável os fornecedores podem cumprir suas promessas de entrega e estar em conformidade nos aspectos ambiental, social, ético, governança, LGPD, saúde e segurança do trabalho entre outros.

Parece complicado, mas não é. Para este propósito, a Supplylabs desenvolveu a Comply, plataforma que conecta todas as fontes de dados dos fornecedores por meio de uma interface padronizada que permite uma análise consolidada e, portanto, altamente eficiente. Toda a informação centralizada em um só lugar de maneira clara e objetiva.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

☎️ +55 11 2967-7220 

📲 +55 11 97436-8455 (Whatsapp)

📧  contato@supplylabs.com.br

💻  supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Trabalho análogo à escravidão na cadeia de fornecedores: veja como sua empresa pode evitar

Não arrisque ter fornecedores que usam trabalho análogo à escravidão. Temos a solução de gerenciamento de fornecedores para evitar isso.

continue lendo aqui

Exposição de risco perante os fornecedores. Saiba como mitigar os riscos operacionais de maneira transparente e descomplicada

Saiba como mitigar os riscos operacionais de maneira transparente e descomplicada na sua cadeia de fornecimento.

continue lendo aqui

Análise pública de risco e a importância para as empresas

O risco no mundo corporativo é composto de duas partes: a probabilidade de algo dar errado e as consequências negativas se der. O risco pode ser difícil de detectar, no entanto, muito menos de se preparar e gerenciar. E, se […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!