SupplyLabs

Por que sua empresa precisa de um SLA?

SLA é a sigla de Service Level Agreement, também conhecido como ANS ou Acordo de Nível de Serviço.

Um SLA define o nível de serviço esperado por um cliente de um fornecedor, estabelecendo as métricas pelas quais esse serviço é medido e as soluções ou penalidades, se houver, caso os níveis de serviço acordados não sejam cumpridos. Normalmente, os SLAs são entre empresas e fornecedores externos, mas também podem ser entre dois departamentos de uma empresa.

Sua principal função é documentar qual o padrão de serviços que um cliente ou as áreas de uma empresa podem esperar ao abrir um chamado, requisição ou reportar um incidente. Não monitorá-lo pode gerar insatisfações, críticas e reclamações. O acordo é construído a fim de assegurar que o serviço estabelecido seja mantido do momento presente até o fim do período contratual. Basicamente, existem dois tipos de SLA: com foco no cliente e focado em serviço.

Sabemos que o SLA é um desafio para as empresas, ao passo que muitas possuem um número considerável de fornecedores. Como monitorar, responder a todas num tempo hábil e assim resolver eventuais problemas?

O que consta em um SLA? 

O SLA deve incluir não apenas uma descrição dos serviços a serem prestados e seus níveis de serviço esperados, mas também métricas pelas quais os serviços são medidos, os deveres e responsabilidades de cada parte, as soluções ou penalidades por violação, e um protocolo para adicionar e remover métricas. 

As métricas devem ser projetadas para que o mau comportamento de qualquer uma das partes não seja recompensado. Por exemplo, se um nível de serviço for violado porque o cliente não forneceu informações em tempo hábil, o fornecedor não deve ser penalizado.

São muitos dados e informações. Para ter o controle é preciso uma ferramenta que centralize áreas e processos num só lugar e assim diminuir o tempo de resposta. Temos a solução que sua empresa precisa.

Descomplicamos sua gestão de cadeia de fornecedores, desde o momento do cadastro, análises de risco até o monitoramento contínuo. Conheça a Comply: centralização de áreas e processos, diminuição de SLA, indicadores completos de fornecedores para ESG, jurídico, compliance, diminuição do risco, aumento de produtividade.

Entre em contato conosco!

☎️  +55 11 2967-7220 

📲  +55 11 97436-8455 Whatsapp

📧 contato@supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Imagem promocional da SupplyLabs mostrando profissionais analisando um painel digital, com elementos 3D de checklist e alerta, sobre fundo azul e branco moderno. Texto destaca: ‘Central de Pendências – Priorize o que importa na gestão de fornecedores’.

Central de Pendências: como unificar e priorizar tarefas críticas na gestão de fornecedores

A central de pendências é um recurso indispensável para empresas que buscam eficiência, segurança e controle absoluto na gestão de fornecedores. Em um cenário onde os desafios da cadeia de suprimentos crescem a cada dia, contar com uma solução que […]

continue lendo aqui

Falta de Estratégia e Segmentação na Gestão de Fornecedores

A importância de uma abordagem estratégica desde o início A falta de estratégia e segmentação na gestão de fornecedores é um dos maiores desafios enfrentados por empresas atualmente. Muitas organizações ainda tratam todos os fornecedores da mesma forma, sem analisar […]

continue lendo aqui

Avaliação de Risco de Fornecedores em Crise: Reduza Prejuízos

Por que Avaliar Fornecedores em Períodos Críticos? A avaliação de risco de fornecedores é uma etapa crítica para empresas em qualquer tempo, mas em períodos de crise econômica ela se torna ainda mais necessária. Fornecedores impactados por instabilidade financeira ou […]

continue lendo aqui