A preocupação não é à toa. Avaliado em cerca de US$ 2,4 trilhões e responsável por empregar mais de 75 milhões de pessoas em todo o mundo (segundo dados da ONU Meio Ambiente) o setor têxtil e toda sua cadeia produtiva é uma força que impulsiona a economia e demanda muito dos recursos naturais, portanto traz consigo alguns pontos de reflexão.
Um deles é a constante busca por novas tecnologias capazes de reduzir o impacto de suas práticas no meio ambiente, já que também se destaca por ser um dos mais poluentes do planeta. É o segundo setor que mais consome água e emite até 10% dos gases estufa do planeta.
Muito já vem sendo feito pelas grandes empresas do setor para minimizar, de forma significativa, seus impactos como a reutilização, o não desperdício de materiais, reaproveitamento de recursos e inclusão de insumos sustentáveis na produção, mas será o suficiente? E a parte social? E a gestão?
Para alcançar o desenvolvimento sustentável, seguem cinco princípios que a indústria deve adotar. Sabemos que conseguir tudo isso está associado a custos. As empresas não podem adotar princípios sustentáveis que comprometam a competitividade.
Esse é o equilíbrio que a indústria deve encontrar para adotar práticas sustentáveis gradativamente, de forma que os custos adicionais associados à sustentabilidade não afetem a competitividade.
- optimização de recursos
- inclusão social
- adição de valor
- manufatura sustentável
- mitigação de risco ambiental
Alcançar tais princípios sustentáveis sem comprometer a competitividade pode ser assegurado através do desenvolvimento de novos produtos, melhoria da qualidade e produtividade, controle de custos e adoção gradual de iniciativas verdes e ecológicas. Todos esses parâmetros competitivos da indústria contribuirão para a adoção dos respectivos princípios sustentáveis.
Desafios a superar
- Transformar uma indústria de baixo preço de produção em uma produtora de itens de valor agregado
- Investir em P&D independente e melhorar a indústria
- Melhorar a capacidade inovadora das indústrias
- Enfatizar o desenvolvimento de tecnologias (busca de opções mais sustentáveis)
O maior desafio, portanto, é alcançar a sustentabilidade sem perder competitividade no mercado.
Recomendações para o desenvolvimento sustentável da indústria têxtil
- Planejamento de longo prazo com transformação organizacional de forma gradual
- Fortalecer as universidades e institutos atualizando os currículos, melhorando as opções de estágio e programas de intercâmbio
- Fornecer treinamento contínuo para os funcionários sobre questões de sustentabilidade
- As associações e organizações devem desempenhar um grande papel no aumento da conscientização e auditoria
- Encorajar cada vez mais diálogos e discussões com o governo, associações, compradores e stakeholders
Tenha em mente que a mentalidade do consumidor também mudou, portanto se preocupar com o meio ambiente também significa abraçar o novo consumidor e assim engajar a toda a sociedade.