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Green is the new black – os desafios da indústria têxtil na sustentabilidade do planeta

A preocupação não é à toa. Avaliado em cerca de US$ 2,4 trilhões e responsável por empregar mais de 75 milhões de pessoas em todo o mundo (segundo dados da ONU Meio Ambiente) o setor têxtil e toda sua cadeia produtiva é uma força que impulsiona a economia e demanda muito dos recursos naturais, portanto traz consigo alguns pontos de reflexão. 

Um deles é a constante busca por novas tecnologias capazes de reduzir o impacto de suas práticas no meio ambiente, já que também se destaca por ser um dos mais poluentes do planeta. É o segundo setor que mais consome água e emite até 10% dos gases estufa do planeta.

Muito já vem sendo feito pelas grandes empresas do setor para minimizar, de forma significativa, seus impactos como a reutilização, o não desperdício de materiais, reaproveitamento de recursos e inclusão de insumos sustentáveis na produção, mas será o suficiente? E a parte social? E a gestão?

Para alcançar o desenvolvimento sustentável, seguem cinco princípios que a indústria deve adotar. Sabemos que conseguir tudo isso está associado a custos. As empresas não podem adotar princípios sustentáveis que comprometam a competitividade. 

Esse é o equilíbrio que a indústria deve encontrar para adotar práticas sustentáveis gradativamente, de forma que os custos adicionais associados à sustentabilidade não afetem a competitividade.

Alcançar tais princípios sustentáveis sem comprometer a competitividade pode ser assegurado através do desenvolvimento de novos produtos, melhoria da qualidade e produtividade, controle de custos e adoção gradual de iniciativas verdes e ecológicas. Todos esses parâmetros competitivos da indústria contribuirão para a adoção dos respectivos princípios sustentáveis.

Desafios a superar

O maior desafio, portanto, é alcançar a sustentabilidade sem perder competitividade no mercado.

Recomendações para o desenvolvimento sustentável da indústria têxtil 

Tenha em mente que a mentalidade do consumidor também mudou, portanto se preocupar com o meio ambiente também significa abraçar o novo consumidor e assim engajar a toda a sociedade.

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