Gestão de fornecedores – o que não fazer?

As empresas hoje enfrentam alguns desafios a fim de se tornarem competitivas: gerenciar sua cadeia de fornecimento, cumprir seus objetivos dentro da agenda ESG e serem relevantes aos olhos de seus consumidores.

É exatamente por isso que o gerenciamento eficaz ao longo da supply chain se torna tão indispensável. Mudanças recentes nas soluções da cadeia de fornecimento incluem uma série de fatores que podem impactar seu negócio. Essas mudanças significam que erros na otimização na operação são mais fáceis de cometer do que nunca.

⚠️ Negligenciar dados e KPI’s

Coletar dados confiáveis e relevantes e usá-los de forma assertiva é uma parte fundamental de qualquer negócio. Ignorar dados relacionados ao gerenciamento da cadeia de fornecimento é um dos erros mais fáceis e mais caros que você pode cometer. Sem dados confiáveis, você terá mais dificuldade em evitar alguns dos outros erros desta lista.

✅ Solução: uma ferramenta que permita centralização de informações em um único lugar em que você consiga conectar não só seu fornecedor direto, mas também seu fornecedor indireto, criando sua própria régua de risco para análise de maneira automática, assim como o monitoramento contínuo.

⚠️ Falta de otimização nos processos 

Não otimizar os processos de negócios relacionados ao gerenciamento da cadeia de fornecimento é outro erro comum. Parte dessa otimização envolve aumentar a transparência em todos os elos da cadeia. A visibilidade facilita a coleta de dados precisos, maximiza a eficiência e é uma parte fundamental dos esforços de gerenciamento de riscos. 

✅ Solução: uma ferramenta que permita automação do processo de orboarding através de + 200 análises públicas de risco gerando assim, transparência nas subcontratações feitas por seu fornecedor a fim de mitigar riscos que vão do financeiro ao reputacional.

⚠️ Grande número de fornecedores para gerir sem controle dos processos.

Isso significa manter muitos processos manuais, dificuldade de comunicação com a base de fornecedores, dificuldade na geração de indicadores e relatórios.

✅ Solução: uma ferramenta que permita acompanhar a gestão documental de seus fornecedores e prestadores de serviço e acesso a todo o Analytics e alertas de desvios de padrões de conformidades.

A boa notícia é que nós temos a ferramenta certa para possibilitar à sua empresa a facilidade, rapidez e segurança da informação para a gestão de riscos de seus fornecedores, esteja você no varejo representando grandes compradores ou na indústria como fornecedor para grandes varejistas. Conheça o Comply

Entre em contato com a gente!

📲 11 99524-1298 (WhatsApp)

📧  contato@supplylabs.com.br

💻  supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Trabalho análogo à escravidão na cadeia de fornecedores: veja como sua empresa pode evitar

Não arrisque ter fornecedores que usam trabalho análogo à escravidão. Temos a solução de gerenciamento de fornecedores para evitar isso.

continue lendo aqui

Exposição de risco perante os fornecedores. Saiba como mitigar os riscos operacionais de maneira transparente e descomplicada

Saiba como mitigar os riscos operacionais de maneira transparente e descomplicada na sua cadeia de fornecimento.

continue lendo aqui

Análise pública de risco e a importância para as empresas

O risco no mundo corporativo é composto de duas partes: a probabilidade de algo dar errado e as consequências negativas se der. O risco pode ser difícil de detectar, no entanto, muito menos de se preparar e gerenciar. E, se […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!