Por que as estratégias corporativas devem ser focadas na sustentabilidade

Na semana do Meio Ambiente, o assunto não podia ser outro. A sustentabilidade está se tornando cada vez mais uma necessidade para as empresas devido à mudança de perspectivas em todo o mundo. 

Está se tornando ainda mais crítico para as marcas lidar com a lacuna entre saber e fazer ao adotar práticas de negócios sustentáveis. Sustentabilidade pode ser definida como prover as necessidades presentes sem comprometer as necessidades das gerações futuras para atender às suas. Possui três pilares: econômico, ambiental e social.

Agregar valor à marca e uma vantagem competitiva: 

Os millenials* (também chamada geração Y) são a maior geração da população. Uma pesquisa da Nielsen mostra que os millennials são duas vezes mais propensos do que os baby boomers** a dizer que estão mudando hábitos para reduzir o impacto ambiental. 

A geração Z*** logo se tornará a próxima geração dominante e está igualmente preocupada e, em muitos casos, mais preocupada com a sustentabilidade do que os millenials. Isso mostra que as marcas podem aumentar seus valores consideravelmente ao focar na sustentabilidade, e muitas das marcas líderes mundiais estão fazendo exatamente isso. 

A Apple se comprometeu a se tornar 100% neutra em carbono para seus produtos e cadeia de fornecimento até 2030. As empresas que incorporam a sustentabilidade em seus modelos de negócios e governança corporativa podem ter uma vantagem competitiva duradoura.

Atender às demandas do consumidor:

Estudos da Nielsen mostram que 66% dos consumidores gastariam mais em um produto se viesse de uma marca sustentável, e 81% dos consumidores globais acreditam fortemente que as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente.

Há uma tendência de mudança entre os consumidores em relação ao apoio à sustentabilidade, e ela está ficando mais forte à medida que o número de millennials e a geração Z aumentam. Embora a sustentabilidade também envolva aspectos sociais e econômicos, as preocupações ambientais lideram o pensamento.

Aumente a eficiência: 

De acordo com a McKinsey, uma estratégia de sustentabilidade pode reduzir substancialmente os custos e afetar os lucros operacionais em até 60%. Também reduz o consumo de energia e a ingestão de água. Construir a sustentabilidade nas unidades de negócios pode aumentar a chance de uma empresa lucrar com essas atividades.

Também é bom ser transparente sobre as questões de sustentabilidade. Quando a Puma publicou dados sobre a água utilizada e o carbono emitido em sua cadeia de fornecimento, ajudou a identificar maneiras de reduzir o consumo de água, energia e combustível em 60%. Ser sustentável também pode melhorar as relações com o governo e a comunidade local. Pode obter incentivos fiscais e subsídios para a empresa.

Atrair talentos:

Ser sustentável é importante quando se trata de atrair talentos. Quase 40% dos millennials aceitaram um emprego por causa da sustentabilidade da empresa e estão dispostos a aceitar um corte salarial para trabalhar em uma empresa ambientalmente responsável. 

Com os millenials se tornando a maior força de trabalho, não ter uma estratégia de sustentabilidade pode significar perder muitos bons talentos. Ser sustentável também pode levar os funcionários a ficarem mais motivados para trabalhar porque eles veem valor no que a empresa está fazendo.

Criar novas oportunidades:

Uma forte proposta de sustentabilidade pode ajudar as empresas a explorar novos mercados e expandir para os já existentes. A iniciativa da China para combater a poluição do ar é criar oportunidades de investimento no valor de mais de US$ 3 trilhões até 2030. As empresas que se concentram na sustentabilidade estarão em melhor posição para obter novas oportunidades de negócios.

Fonte: Forbes

Conclusão: o cenário mostra que a sustentabilidade (incluída na agenda ESG) não é uma questão temporária e sim já faz parte do dia a dia de muitas empresas. Além disso, dentro da agenda ESG, há o compromisso das nações visando o Desenvolvimento Sustentável. Chamados ODS, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo de modo que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. A Supplylabs contribui para 9, dos 17 objetivos.

Nosso propósito é promover a responsabilidade socioambiental das empresas bem como os direitos humanos de todos os envolvidos e fazer os clientes impactarem o mundo através da tecnologia com responsabilidade socioambiental. Supplylabs corrobora para um mundo mais ético, humano e sustentável. Saiba mais.

💻  supplylabs.com.br

📲 (11) 99524-1298 WhatsApp

📧  contato@supplylabs.com.br

*Millenials ou Geração Y: conhecidos como nativos digitais, os millennials são os nascidos entre 1982 e 1994, e a tecnologia faz parte de seu dia a dia: todas as suas atividades passam por meio de uma tela.

**Baby Boomers: são os nascidos entre 1945 e 1964. Esse nome é utilizado porque as pessoas que nasceram nesse período vieram no período de pós Segunda Guerra e na maior parte do mundo se viu um súbito aumento na natalidade.

***Geração Z: definição sociológica da geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade da década de 1990 até o início do ano 2010.

leia mais | relacionados

Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional.  As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer […]

continue lendo aqui

Como as mudanças climáticas podem afetar a cadeia de fornecimento?

Ninguém é capaz de negar os efeitos que já estamos sentindo na pele. Na última semana fomos atingidos por um episódio excepcional de calor em grande parte do Brasil, com marcas que superaram em muito os valores médios históricos de […]

continue lendo aqui

O que o mês do Orgulho pode contribuir para as empresas

O mês do Orgulho acontece todo mês de junho. Saiba porque ele deve ser importante para o seu negócio e como celebrá-lo da melhor forma com sua força de trabalho. Por que isso importa para o seu negócio? Como líder […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!