Na semana do Meio Ambiente, o assunto não podia ser outro. A sustentabilidade está se tornando cada vez mais uma necessidade para as empresas devido à mudança de perspectivas em todo o mundo.
Está se tornando ainda mais crítico para as marcas lidar com a lacuna entre saber e fazer ao adotar práticas de negócios sustentáveis. Sustentabilidade pode ser definida como prover as necessidades presentes sem comprometer as necessidades das gerações futuras para atender às suas. Possui três pilares: econômico, ambiental e social.
Agregar valor à marca e uma vantagem competitiva:
Os millenials* (também chamada geração Y) são a maior geração da população. Uma pesquisa da Nielsen mostra que os millennials são duas vezes mais propensos do que os baby boomers** a dizer que estão mudando hábitos para reduzir o impacto ambiental.
A geração Z*** logo se tornará a próxima geração dominante e está igualmente preocupada e, em muitos casos, mais preocupada com a sustentabilidade do que os millenials. Isso mostra que as marcas podem aumentar seus valores consideravelmente ao focar na sustentabilidade, e muitas das marcas líderes mundiais estão fazendo exatamente isso.
A Apple se comprometeu a se tornar 100% neutra em carbono para seus produtos e cadeia de fornecimento até 2030. As empresas que incorporam a sustentabilidade em seus modelos de negócios e governança corporativa podem ter uma vantagem competitiva duradoura.
Atender às demandas do consumidor:
Estudos da Nielsen mostram que 66% dos consumidores gastariam mais em um produto se viesse de uma marca sustentável, e 81% dos consumidores globais acreditam fortemente que as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente.
Há uma tendência de mudança entre os consumidores em relação ao apoio à sustentabilidade, e ela está ficando mais forte à medida que o número de millennials e a geração Z aumentam. Embora a sustentabilidade também envolva aspectos sociais e econômicos, as preocupações ambientais lideram o pensamento.
Aumente a eficiência:
De acordo com a McKinsey, uma estratégia de sustentabilidade pode reduzir substancialmente os custos e afetar os lucros operacionais em até 60%. Também reduz o consumo de energia e a ingestão de água. Construir a sustentabilidade nas unidades de negócios pode aumentar a chance de uma empresa lucrar com essas atividades.
Além disso, é crucial adotar uma postura transparente em relação às questões de sustentabilidade. Um exemplo disso é quando a Puma divulgou dados sobre o uso de água e as emissões de carbono em sua cadeia de fornecimento, o que resultou na identificação de oportunidades para reduzir o consumo de recursos em até 60%. Vale ressaltar que ser sustentável também pode fortalecer as relações com o governo e a comunidade local, abrindo portas para incentivos fiscais e subsídios para a empresa.
Atrair talentos:
Ser sustentável é crucial, especialmente ao considerar a atração de talentos. De fato, quase 40% dos millennials priorizam a sustentabilidade ao escolher um emprego e estão até dispostos a aceitar um salário menor para trabalhar em uma empresa com responsabilidade ambiental. Com essa geração emergindo como a maior força de trabalho, a falta de uma estratégia sustentável pode resultar na perda de talentos valiosos. Além disso, promover a sustentabilidade pode aumentar a motivação dos funcionários, pois eles reconhecem o valor das práticas da empresa.
Criar novas oportunidades:
Uma forte proposta de sustentabilidade pode ajudar as empresas a explorar novos mercados e expandir para os já existentes. A iniciativa da China para combater a poluição do ar é criar oportunidades de investimento no valor de mais de US$ 3 trilhões até 2030. As empresas que se concentram na sustentabilidade estarão em melhor posição para obter novas oportunidades de negócios.
Fonte: Forbes
Conclusão:
o cenário mostra que a sustentabilidade (incluída na agenda ESG) não é uma questão temporária e sim já faz parte do dia a dia de muitas empresas. Além disso, dentro da agenda ESG, há o compromisso das nações visando o Desenvolvimento Sustentável. Chamados ODS, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo de modo que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. A Supplylabs contribui para 9, dos 17 objetivos.
Nosso propósito é promover a responsabilidade socioambiental das empresas bem como os direitos humanos de todos os envolvidos e fazer os clientes impactarem o mundo através da tecnologia com responsabilidade socioambiental. Supplylabs corrobora para um mundo mais ético, humano e sustentável. Saiba mais.
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*Millenials ou Geração Y: conhecidos como nativos digitais, os millennials são os nascidos entre 1982 e 1994, e a tecnologia faz parte de seu dia a dia: todas as suas atividades passam por meio de uma tela.
**Baby Boomers: são os nascidos entre 1945 e 1964. Esse nome é utilizado porque as pessoas que nasceram nesse período vieram no período de pós Segunda Guerra e na maior parte do mundo se viu um súbito aumento na natalidade.
***Geração Z: definição sociológica da geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade da década de 1990 até o início do ano 2010.