Um dos desafios para as empresas é como lidar com o lixo gerado de modo a eliminar desperdício, economizar dinheiro e ser sustentável.
A economia circular é um sistema econômico que enfrenta desafios globais como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, resíduos e poluição. Na economia de hoje, retiramos recursos do solo e o transformamos em um produto que está destinado a se tornar lixo devido à forma como foi projetado e fabricado.
A preocupação com o meio ambiente, o zelo pelas relações sociais e ter políticas de transparência são algumas das diversas ações relacionadas à agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), uma área que está impondo uma série de mudanças no comportamento das empresas.
Elementos: A economia circular é baseada e é composta pelo conceito dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar). Este conceito pode ser descrito como redução ou menor uso de matéria-prima, reaproveitamento ou reutilização de produtos e serviços e, por fim, reciclar matérias-primas e componentes de alta durabilidade. O conceito 3R se baseia no ecossistema fechado, no uso de produtos e energia renováveis e nas inovações nos sistemas existentes.
Por que mudar para uma economia circular?
A população global aumentou drástica e exponencialmente. Esse fator impactou negativamente os recursos disponíveis em todo o mundo. Como os recursos são limitados, também é a disponibilidade de matérias-primas para o processamento de vários tipos de produtos. Além disso, a extração de matérias-primas levou a um aumento nos níveis de emissões de carbono em todo o mundo e impacta negativamente o meio ambiente.
Portanto, para reduzir as emissões de carbono e promover a reciclagem e o uso eficiente de matérias-primas, o mundo precisa mudar para uma economia circular.
Princípios da economia circular
- Promove a reciclagem de resíduos como recurso e insumo para criar mais bens finitos.
- Os materiais biodegradáveis se decompõem automaticamente e passam a fazer parte da natureza.
- No entanto, este não é o caso dos recursos não biodegradáveis e tais itens têm que ser reintroduzidos no sistema de produção e reutilizados para a reengenharia de novos produtos.
- Use o resíduo para reparar produtos parcialmente ou totalmente danificados. Em tais cenários, o escopo dos reparos deve ser analisado.
- Garante que todos os produtos sejam ecologicamente benéficos por natureza.
Importância
A economia circular é importante porque promove o desenvolvimento sustentável e defende o uso de resíduos como insumo para a produção de novos produtos. Também defende a criação de reservas de matérias-primas e a adoção de métodos inovadores para eliminar quaisquer etapas que reduzam o custo e o tempo de produção de novos produtos.
Benefícios
- Reduz o desperdício, pois promove a reciclagem de produtos.
- Compensa qualquer aumento potencial de preço da commodity.
- Sua adoção ajuda a alcançar a eficiência, pois os recursos são reciclados para obter novos produtos.
- Promove o negócio de aluguel, pois defende a reutilização de uma entidade econômica em vez de comprar uma nova entidade (ex: alugar um carro ao invés de comprar).
Conclusão
A economia circular é denominada economia de ciclo fechado que promove o desenvolvimento sustentável. É um sistema que não tem qualquer relação com o sistema econômico tradicional que é de natureza linear. Ele defende a reutilização e renovação de recursos, o que no final gera uma economia financeira.
O papel da Supplylabs é promover a responsabilidade socioambiental das empresas bem como os direitos humanos de todos os envolvidos e fazer os clientes impactarem o mundo através da tecnologia. Corroboramos para um mundo mais ético, humano e sustentável. Saiba mais em nosso site.