SupplyLabs

Digital supply chain está no Top 10 principais tendências do setor para 2024

Digital Supply Chain: A cadeia de fornecimento automatizada conquistou o primeiro lugar nas tendências de 2024 e ganhou destaque porque é vista como a espinha dorsal para a racionalização de várias atividades dessa operação. Por exemplo, as tecnologias substituíram o papel e os processos antiquados, conduzindo a uma arquitetura de supply chain mais ágil.

Top 10 principais tendências para 2024 

  1. Digital Supply Chain
  2. Big Data and Analytics
  3. Artificial Intelligence
  4. Supply Chain Investment (sistemas e pessoas)
  5. Visibility, Traceability and Location Intelligence
  6. Disruption and Risk Management
  7. Agility and Resilience
  8. Cyber Security
  9. Green and Circular Supply Chains
  10.  Geopolitics and Deglobalization of Supply Chains

Atualmente, organizações em todo o mundo estão cada vez mais conscientes da necessidade de digitalizar integralmente suas operações de cadeia de fornecimento. Existe um consenso generalizado no mercado quanto ao papel vital dos dados nesse processo. Por meio dessa transformação em curso da cadeia de fornecimento, destaca-se agora mais do que nunca a importância essencial dos dados para promover uma cadeia de produção mais ágil e eficiente.

Atenção ao analytics

De fato, os dados desempenham um papel fundamental na transformação da cadeia de fornecimento. Não é mera coincidência que quatro das cinco principais tendências previstas pela ASCM 2024 estejam diretamente ligadas aos dados. Essas tendências incluem “big data e analytics”, “inteligência artificial (IA)”, “investimentos na cadeia de fornecimento (sistemas e pessoas)” e “visibilidade, rastreabilidade e inteligência de localização”.

No entanto, é importante destacar um aspecto crucial: a precisão dos dados que guiam a análise. Se os dados utilizados na análise não estiverem corretos, é fácil cair em armadilhas. Uma análise incorreta pode acarretar graves consequências comerciais, resultando em desperdício de tempo, dinheiro e recursos. Isso pode levar a equívocos na tomada de decisões tanto para a equipe da cadeia de fornecimento quanto para a empresa como um todo.

Dados e analytics impulsionam a sustentabilidade (ESG)

As regulamentações ESG chegarão aos EUA em 2024, exigindo que as empresas públicas comuniquem as suas emissões de gases com efeito de estufa. Estes termos já estão em vigor em muitas regiões do mundo.

Gerenciamento de dados da supply chain

Portanto, ao analisar as tendências previstas para a cadeia de fornecimento em 2024, torna-se evidente que as empresas que se sobressaírem no gerenciamento de dados corporativos sairão como os verdadeiros vencedores.

Então, aquelas que conseguirem administrar de maneira eficaz os dados provenientes de diversas fontes, estabelecendo uma base sólida e confiável, independentemente de sua origem, estarão em posição privilegiada para aproveitar as tendências disruptivas, como a inteligência artificial. É inegável que a gestão de dados desempenha um papel crucial e faz toda a diferença nos resultados alcançados.

Fonte: Association for Supply Chain Management (ASCM)

Conclusão

Então, a cadeia de fornecimento necessita de uma gestão que seja capaz de gerar dados relevantes para tomadas de decisões e que te ajude de maneira a garantir que seus fornecedores estejam em conformidade em vários aspectos primordiais em um negócio dentro da agenda ESG.

Quer saber como? Vem conversar com a gente! Nossa solução é uma plataforma web e mobile que ajuda marcas, varejistas, fornecedores e fábricas a gerir sua cadeia de produção através de análise orientada por dados, reduzindo os riscos envolvendo os aspectos de governança, responsabilidade social e ambiental. 

💻  supplylabs.com.br

📲 (11) 99524-1298 WhatsApp

📧  contato@supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Tendências ESG

As Tendências ESG que Moldarão 2024: Uma Análise Detalhada

Explorando as tendências ESG que dominarão 2024, este artigo detalha como a sustentabilidade está cada vez mais integrada nas estratégias corporativas globais. Discutimos temas cruciais como descarbonização, economia circular e a importância crescente da diversidade e inclusão, moldando o futuro das práticas corporativas sustentáveis.

continue lendo aqui
digital supply chain

Digital supply chain está no Top 10 principais tendências do setor para 2024

Digital Supply Chain: A cadeia de fornecimento automatizada conquistou o primeiro lugar nas tendências de 2024 e ganhou destaque porque é vista como a espinha dorsal para a racionalização de várias atividades dessa operação. Por exemplo, as tecnologias substituíram o […]

continue lendo aqui

Analytics da cadeia de fornecimento: como funciona?

Na economia de hoje, os consumidores têm expectativas mais altas do que nunca, e os varejistas estão sob pressão crescente para fundir os canais de compra, a fim de fornecer uma experiência de compra mais simplificada para seus clientes. O […]

continue lendo aqui