Como reduzir custos na cadeia de fornecimento

As cadeias de fornecimento modernas estão mais intrincadas e amplas do que nunca, o que pode levar a riscos e perda de dinheiro em cada estágio. Nos últimos anos, essa é uma preocupação legítima, pois a concorrência do mercado está pressionando as empresas a serem mais eficientes.

Para reduzir os custos gerais, o armazenamento e o estoque devem ser totalmente otimizados. Para reduzir custos, as empresas podem focar em suas operações, por exemplo: otimizar espaço, reduzir danos, minimizar embalagens e muito mais. 

Uma solução para otimizar o espaço é ter instalações compartilhadas. Isso permite que os custos sejam divididos entre várias empresas e você paga apenas pela área que usar. Isso também significa que você não precisará contratar seus próprios funcionários.

A tecnologia é um investimento enorme para a maioria das empresas que geralmente compensa a longo prazo. Fazer um investimento na automatização de processos pode economizar nos custos anuais e isso significa melhorar a eficiência, agilizar os processos e reduzir os custos trabalhistas.

Uma solução seria investir numa plataforma de gerenciamento de fornecedores que permita centralização de áreas e processos, diminuição de SLA, indicadores completos de fornecedores para ESG, jurídico, compliance, diminuição do risco gerando aumento de produtividade.

Outra dica é que mesmo pequenas melhorias podem ser feitas usando tecnologia, por exemplo, economizando nos custos de energia em armazéns ou unidades de armazenamento usando luzes de sensor de movimento – o que evitaria o esquecimento de apagar a luz. Pode parecer bobagem, mas pode fazer diferença nos custos.

Como parte de uma estratégia efetiva da cadeia de fornecimento, a visibilidade é essencial para reduzir custos. Para fortalecer e agilizar, as empresas precisam controlar todos os elos de sua operação com os fornecedores. 

As empresas precisarão ter um software seguro para poder entender completamente as demandas e cumprir todos os protocolos de gestão e conformidade. Saber quais os picos sazonais, mudanças nos planos, vencimento de documentos e problemas de transporte.

Conseguir gerenciar documentos cadastrais (esporádicos, recorrentes ou genéricos), alerta de vencimentos para sua empresa e sua cadeia, assim como realizar auditorias, significa impactar seu negócio com tomadas de decisões mais assertivas.

Assim, as empresas podem supervisionar quaisquer desafios ou áreas que estejam resultando em perda de lucro.

Conclusão

Reduzir custos é um grande desafio que toda empresa enfrenta, especialmente quando se trata de sua cadeia de fornecimento. É importante notar que tentar economizar dinheiro exige uma liderança focada e ciente que entenda o objetivo final ao considerar sua gestão.

Conheça a nossa solução: uma plataforma web e mobile, que ajuda empresas a descomplicarem sua gestão de risco e conformidade de cadeias de fornecimento, esteja você no varejo representando grandes compradores ou na indústria como fornecedor para grandes varejistas.

Entre em contato e saiba mais!

📲 11 99524-1298 (WhatsApp)

📧  contato@supplylabs.com.br

💻  supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Como medir o seu SLA: passos e dicas

As empresas costumam usar Acordos de Nível de Serviço (SLA – sigla de Service Level Agreement) para estabelecer expectativas com seus clientes e definir padrões de serviço.  No entanto, é importante que eles entendam se o trabalho realizado por seus […]

continue lendo aqui

Como melhorar igualdade de gênero nas empresas

Um número crescente de pesquisas indica uma forte correlação entre a igualdade de gênero e o sucesso organizacional.  As empresas estão enfrentando um momento de ajuste de contas no local de trabalho. Estão numa luta para encontrar talentos para fazer […]

continue lendo aqui

Gerenciamento de fornecedores para o sucesso na Black Friday: dicas essenciais

A Black Friday é um dos eventos de vendas mais importantes do ano, tanto para varejistas e indústria quanto para consumidores. Para os varejistas, é uma oportunidade de aumentar as vendas e obter lucros significativos. Para a indústria significa aumento […]

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!