É um desafio para as empresas: tornar sua cadeia de fornecimento transparente não só para os consumidores, mas também a todos os envolvidos no processo.
A transparência da cadeia de fornecimento exige que as empresas saibam o que está acontecendo ao longo de toda a cadeia e comuniquem esse conhecimento interna e externamente.
Então como fazer minha cadeia de fornecimento mais transparente?
Por exemplo, você quer garantir que não haja trabalho infantil em seus fornecedores e subcontratados ou identificar a fonte de origem de seus materiais? No entanto, existem cinco etapas gerais que as empresas podem seguir para iniciar a jornada.
Avalie os riscos e estabeleça metas.
Existem várias ferramentas disponíveis para concluir esta primeira etapa. Uma empresa pode primeiro dar uma olhada nos riscos iminentes de regulamentação, interrupções anteriores e problemas relacionados a fornecedores.
Frequentemente, essa primeira etapa inclui um gráfico dos interesses das partes interessadas internas e externas chamado de avaliação de materialidade. Uma vez que os riscos são melhor compreendidos, uma empresa pode identificar seus objetivos.
Visualize a cadeia de fornecimento.
Tendo identificado e priorizado os riscos primários, as empresas podem visualizar a cadeia alvo. Assim obterá uma compreensão mais profunda dos fluxos de mercadorias, mapeará fornecedores e processos e exporá as lacunas de informações existentes.
Colete informações.
Tendo mapeado a cadeia de fornecimento, colete informações sobre práticas e desempenho que forneçam insights sobre riscos potenciais, oportunidades de melhoria e lacunas de informação. Uma empresa pode precisar rastrear e traçar o perfil de unidades, lotes ou lotes de produtos acabados que se movem pela cadeia de fornecimento para garantir a fonte de origem e a cadeia de custódia.
Conecte-se.
Armado com informações, a empresa agora pode escolher como se conectar na cadeia de fornecimento. Isso normalmente envolve um programa projetado com KPI’s. O objetivo é abordar questões específicas, como riscos trabalhistas, impactos ambientais nas instalações dos fornecedores ou fontes de origem pouco claras. A conexão inclui contato e colaboração com o fornecedor, monitoramento e suporte.
Divulgue.
Finalmente, as empresas definem o nível de divulgação que desejam estabelecer. Isso envolve decidir como eles atenderão aos requisitos regulatórios relevantes e às demandas das partes interessadas e como verificarão as informações divulgadas.
Essas etapas são contínuas: as cadeias de fornecimento são dinâmicas e o progresso deve ser contínuo para garantir um melhor funcionamento e uma cadeia mais sustentável e transparente.
Parece complicado seguir todas os passos, mas a melhor notícia é que a Supplylabs oferece uma solução poderosa que fornece aos clientes a confiança e a garantia de que precisam para gerenciar sua cadeia de fornecimento e cumprir seus objetivos dentro da agenda ESG com transparência em todo o processo.
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