A agenda ESG – sigla em inglês ‘enviroment/social/governance‘ já faz parte do dia a dia das empresas, ou pelo menos, é uma meta a se alcançar. Para os consumidores a reputação das marcas pode ser determinante na hora da decisão de compra e por isso não há como ignorar o assunto.
O “S” em ESG às vezes é esquecido. Afinal, quantas vezes você leu sobre meio ambiente, social e governança e mal passou na primeira letra antes de ter muitas informações? É verdade: há informações suficientes na parte “E” do ESG para milhares de artigos, e por que não deveria haver? É um tema importante. Mas e o “S”?
“S” significa social. Diz respeito às relações de uma empresa com seus funcionários, suas comunidades e governos. O lado social é sobre o impacto que uma empresa tem sobre essas partes interessadas. Se no passado não era muito relevante, hoje em dia a história é diferente.
Pense na atenção dada à diversidade, bem-estar dos funcionários, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e participação na comunidade.
Empresas de todos os tamanhos estão percebendo que a diversidade não é mais apenas um imperativo moral. As pessoas preferem trabalhar em organizações com maior diversidade ao invés de concorrentes homogêneos. A inovação depende dos pontos de vista de muitos e maior lucro segue empresas que diversificam suas equipes de liderança.
O que é contratação de diversidade?
Contratação de diversidade refere-se a um processo de recrutamento e contratação livre de preconceitos relacionados à idade, raça, gênero, religião, orientação sexual e outras características de um candidato que não afetam seu talento ou desempenho no trabalho.
Contratar para diversidade e inclusão visa superar os preconceitos inconscientes –– estereótipos aprendidos que são automáticos, não intencionais e profundamente arraigados em nossas crenças –– que nos levam a formar uma opinião sobre um candidato com base exclusivamente nas primeiras impressões.
Qual a diferença entre diversidade e inclusão?
Os termos diversidade e inclusão muitas vezes aparecem juntos, mas não são a mesma coisa. Diversidade refere-se ao “o quê” e inclusão é o “como”. A diversidade tem tudo a ver com a criação de uma força de trabalho de funcionários de diferentes origens. A inclusão é uma medida da cultura que capacita essa força de trabalho para ser bem-sucedida.
Diversidade e inclusão trabalham lado a lado para garantir que sua empresa cresça de forma sustentável e lucrativa. E tudo começa com o seu processo de contratação.
Iniciativas de diversidade e inclusão contribuem para uma melhor experiência geral para sua equipe — e seus acionistas. Considere algumas dessas métricas:
- Equipes diversificadas superam as não diversas em 35%.
- 57% dos funcionários acham que suas empresas deveriam ser mais diversificadas.
- 67% dos candidatos a emprego consideram a diversidade no local de trabalho ao considerar se candidatar a uma empresa.
- Empresas com mais de 30% de mulheres executivas tinham maior probabilidade de superar aquelas com 10% a 30% de mulheres executivas.
- Empresas entre as 25% superiores em diversidade étnica e cultural foram 36% mais lucrativas do que as 25% inferiores.
(Fonte: Forbes)
Conclusão: Uma maior diversidade no local de trabalho beneficia não apenas as empresas, mas a sociedade em geral. O aumento da diversidade em sua organização começa com a compreensão da necessidade da contratação intencional de minorias e outros grupos sub-representados. O lado “S” do ESG é sobre as pessoas com quem sua empresa interage e seus direitos, por isso é essencial deixar claro seu papel desde o início.
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