SupplyLabs

5 tendências no mercado de supply chain

Desde a pandemia do coronavírus, várias tendências mudaram no mercado em todo o mundo. As cadeias de fornecimento tornaram-se uma parte crucial das empresas hoje, pois existem estratégias empolgantes que aprimoram o desempenho de uma empresa. 

Devido à Covid-19, os profissionais da cadeia de fornecimento em face da recuperação pós-pandemia estão armados com um conjunto de novos sistemas e práticas. O gerenciamento de todo o processo garante que as demandas dos consumidores sejam atendidas e a sua empresa funcione perfeitamente. A pandemia tornou ainda mais importante para as corporações manter-se em dia com as últimas tendências, especialmente no gerenciamento de mudanças no fornecimento.

Tecnologia Blockchain

A tecnologia Blockchain tem sido incrivelmente essencial para as empresas minimizarem a interrupção da cadeia de suprimentos e melhorar o atendimento ao cliente. Nos últimos anos, essa tendência integrou diferentes fluxos de seus negócios, como companhias marítimas, transportadoras, provedores de logística, tudo em uma única plataforma. Ele também permite que as empresas com operações logísticas processem dados com eficiência, eliminando o desperdício. A transparência oferecida pela tecnologia blockchain ajuda os gerentes da cadeia de fornecimento a identificar problemas antes mesmo que eles ocorram.

Internet das coisas (IoT)

É considerada uma das tendências mais vitais da cadeia de fornecimento, pois permite que as empresas de logística se conectem digitalmente e transfiram dados de maneira eficiente. A tecnologia IoT em armazéns e lojas de varejo também pode melhorar a visibilidade na produção, gerenciamento de estoque e manutenção preditiva.

Automação Robótica

Muitas empresas já integraram a automação robótica para agilizar a logística usando drones e veículos sem motorista para vários fins. A tecnologia está focada em acelerar tarefas por meio de máquinas e capacitar seus trabalhadores humanos a se concentrarem em estratégias que aprimorem a experiência do cliente e aumentem a produtividade de seus negócios.

Logística do e-commerce

Desde a pandemia, as vendas do e-commerce dispararam, pois as pessoas foram colocadas em quarentena em casa. A excelente logística de comércio eletrônico otimizará seus centros de transporte e distribuição para parceiros de varejo específicos que podem fornecer coleta, embalagem, remessa e até atualizações em tempo real. O atendimento digital é um dos componentes importantes da logística do comércio eletrônico, pois garante aos consumidores que seus produtos cheguem ao destino.

Logística Verde

Alguns dos fatores essenciais dessa tendência incluem o consumo de menos energia, como gás, água, eletricidade, etc, que pode beneficiar diretamente o meio ambiente. As empresas que usam cadeias de fornecimento inteligentes para o clima podem se beneficiar mais com esses recursos, que podem ajudar a empresa a obter lucro e fidelidade do cliente por meio dessas práticas.

Nós podemos ajudar sua empresa no gerenciamento de supply chain. Entre em contato e saiba mais!

☎️ +55 11 2967-7220 

📲 +55 11 97436-8455 (Whatsapp)

📧  contato@supplylabs.com.br

💻  supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Tendências ESG

As Tendências ESG que Moldarão 2024: Uma Análise Detalhada

Explorando as tendências ESG que dominarão 2024, este artigo detalha como a sustentabilidade está cada vez mais integrada nas estratégias corporativas globais. Discutimos temas cruciais como descarbonização, economia circular e a importância crescente da diversidade e inclusão, moldando o futuro das práticas corporativas sustentáveis.

continue lendo aqui
digital supply chain

Digital supply chain está no Top 10 principais tendências do setor para 2024

Digital Supply Chain: A cadeia de fornecimento automatizada conquistou o primeiro lugar nas tendências de 2024 e ganhou destaque porque é vista como a espinha dorsal para a racionalização de várias atividades dessa operação. Por exemplo, as tecnologias substituíram o […]

continue lendo aqui

Analytics da cadeia de fornecimento: como funciona?

Na economia de hoje, os consumidores têm expectativas mais altas do que nunca, e os varejistas estão sob pressão crescente para fundir os canais de compra, a fim de fornecer uma experiência de compra mais simplificada para seus clientes. O […]

continue lendo aqui