SupplyLabs

5 maneiras de obter mais transparência na cadeia de fornecimento

É um desafio para as empresas: tornar sua cadeia de fornecimento transparente não só para os consumidores, mas também a todos os envolvidos no processo.

A transparência da cadeia de fornecimento exige que as empresas saibam o que está acontecendo ao longo de toda a cadeia e comuniquem esse conhecimento interna e externamente.

Então como fazer minha cadeia de fornecimento mais transparente?

Por exemplo, você quer garantir que não haja trabalho infantil em seus fornecedores e subcontratados ou identificar a fonte de origem de seus materiais? No entanto, existem cinco etapas gerais que as empresas podem seguir para iniciar a jornada.

Avalie os riscos e estabeleça metas. 

Existem várias ferramentas disponíveis para concluir esta primeira etapa. Uma empresa pode primeiro dar uma olhada nos riscos iminentes de regulamentação, interrupções anteriores e problemas relacionados a fornecedores. 

Frequentemente, essa primeira etapa inclui um gráfico dos interesses das partes interessadas internas e externas chamado de avaliação de materialidade. Uma vez que os riscos são melhor compreendidos, uma empresa pode identificar seus objetivos.

Visualize a cadeia de fornecimento. 

Tendo identificado e priorizado os riscos primários, as empresas podem visualizar a cadeia alvo. Assim obterá uma compreensão mais profunda dos fluxos de mercadorias, mapeará fornecedores e processos e exporá as lacunas de informações existentes.

Colete informações. 

Tendo mapeado a cadeia de fornecimento, colete informações sobre práticas e desempenho que forneçam insights sobre riscos potenciais, oportunidades de melhoria e lacunas de informação. Uma empresa pode precisar rastrear e traçar o perfil de unidades, lotes ou lotes de produtos acabados que se movem pela cadeia de fornecimento para garantir a fonte de origem e a cadeia de custódia.

Conecte-se. 

Armado com informações, a empresa agora pode escolher como se conectar na cadeia de fornecimento. Isso normalmente envolve um programa projetado com KPI’s. O objetivo é abordar questões específicas, como riscos trabalhistas, impactos ambientais nas instalações dos fornecedores ou fontes de origem pouco claras. A conexão inclui contato e colaboração com o fornecedor, monitoramento e suporte. 

Divulgue

Finalmente, as empresas definem o nível de divulgação que desejam estabelecer. Isso envolve decidir como eles atenderão aos requisitos regulatórios relevantes e às demandas das partes interessadas e como verificarão as informações divulgadas.

Essas etapas são contínuas: as cadeias de fornecimento são dinâmicas e o progresso deve ser contínuo para garantir um melhor funcionamento e uma cadeia mais sustentável e transparente.

Parece complicado seguir todas os passos, mas a melhor notícia é que a Supplylabs oferece uma solução poderosa que fornece aos clientes a confiança e a garantia de que precisam para gerenciar sua cadeia de fornecimento e cumprir seus objetivos dentro da agenda ESG com transparência em todo o processo. 

Conheça o Comply, plataforma web e mobile de gestão de riscos de fornecedores e prestadores de serviços.

Acompanhe a gestão documental de seus fornecedores e prestadores de serviço.

Visualize riscos de fornecedores e de seus subcontratados fazendo uma gestão de plano de ação sobre as não conformidades utilizando auditorias remotas e presenciais com coleta de evidências e sinalização de não conformidades.

Após a coleta de informações, visualize de forma clara os planos de ações para sua cadeia de fornecimento. Tenha todo o Analytics e alertas de desvios de padrões de conformidades em um só clique.

Nosso aplicativo Comply possibilita à sua empresa a facilidade, rapidez e segurança da informação para a gestão de riscos de seus fornecedores.

Acesse nosso site e agende uma demonstração!

💻  supplylabs.com.br

📲 (11) 99524-1298 WhatsApp

📧  contato@supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

planos-de-negocio

A Importância dos Planos de Negócio para a Cadeia de Fornecedores em Retail

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter planos de negócio sólidos para a cadeia de fornecedores em retail é essencial para o sucesso. Este artigo explora a importância de um planejamento estratégico eficaz e como ele pode transformar a […]

continue lendo aqui
automação de cadeia

Automação de Cadeia de Fornecimento: resolva suas dores em 4 passos

Automação de cadeia de fornecimento é um termo cada vez mais popular no mundo dos negócios. Sua implementação pode trazer inúmeros benefícios, incluindo maior controle e eficiência operacional. Neste artigo, exploraremos quatro passos fundamentais para integrar a automação na cadeia […]

continue lendo aqui
Como lidar com sua cadeia em situações de risco

Como lidar com sua cadeia de suprimentos em situações de risco

Introdução Gerenciar a cadeia de suprimentos é crucial para garantir a estabilidade e o crescimento de uma empresa. Enquanto isso, o Rio Grande do Sul está passando por problemas críticos na cadeia de fornecimento, que estão arruinando a continuidade de […]

continue lendo aqui