5 maneiras de obter mais transparência na cadeia de fornecimento

É um desafio para as empresas: tornar sua cadeia de fornecimento transparente não só para os consumidores, mas também a todos os envolvidos no processo.

A transparência da cadeia de fornecimento exige que as empresas saibam o que está acontecendo ao longo de toda a cadeia e comuniquem esse conhecimento interna e externamente.

Então como fazer minha cadeia de fornecimento mais transparente?

Por exemplo, você quer garantir que não haja trabalho infantil em seus fornecedores e subcontratados ou identificar a fonte de origem de seus materiais? No entanto, existem cinco etapas gerais que as empresas podem seguir para iniciar a jornada.

1. Avalie os riscos e estabeleça metas. 

Existem várias ferramentas disponíveis para concluir esta primeira etapa. Uma empresa pode primeiro dar uma olhada nos riscos iminentes de regulamentação, interrupções anteriores e problemas relacionados a fornecedores. 

Frequentemente, essa primeira etapa inclui um gráfico dos interesses das partes interessadas internas e externas chamado de avaliação de materialidade. Uma vez que os riscos são melhor compreendidos, uma empresa pode identificar seus objetivos.

2. Visualize a cadeia de fornecimento. 

Tendo identificado e priorizado os riscos primários, as empresas podem visualizar a cadeia alvo. Assim obterá uma compreensão mais profunda dos fluxos de mercadorias, mapeará fornecedores e processos e exporá as lacunas de informações existentes.

3. Colete informações. 

Tendo mapeado a cadeia de fornecimento, colete informações sobre práticas e desempenho que forneçam insights sobre riscos potenciais, oportunidades de melhoria e lacunas de informação. Uma empresa pode precisar rastrear e traçar o perfil de unidades, lotes ou lotes de produtos acabados que se movem pela cadeia de fornecimento para garantir a fonte de origem e a cadeia de custódia.

4. Conecte-se. 

Armado com informações, a empresa agora pode escolher como se conectar na cadeia de fornecimento. Isso normalmente envolve um programa projetado com KPI’s. O objetivo é abordar questões específicas, como riscos trabalhistas, impactos ambientais nas instalações dos fornecedores ou fontes de origem pouco claras. A conexão inclui contato e colaboração com o fornecedor, monitoramento e suporte. 

5. Divulgue

Finalmente, as empresas definem o nível de divulgação que desejam estabelecer. Isso envolve decidir como eles atenderão aos requisitos regulatórios relevantes e às demandas das partes interessadas e como verificarão as informações divulgadas.

Essas etapas são contínuas: as cadeias de fornecimento são dinâmicas e o progresso deve ser contínuo para garantir um melhor funcionamento e uma cadeia mais sustentável e transparente.

Parece complicado seguir todas os passos, mas a melhor notícia é que a Supplylabs oferece uma solução poderosa que fornece aos clientes a confiança e a garantia de que precisam para gerenciar sua cadeia de fornecimento e cumprir seus objetivos dentro da agenda ESG com transparência em todo o processo. 

Conheça o Comply, plataforma web e mobile de gestão de riscos de fornecedores e prestadores de serviços.

Acompanhe a gestão documental de seus fornecedores e prestadores de serviço.

Visualize riscos de fornecedores e de seus subcontratados fazendo uma gestão de plano de ação sobre as não conformidades utilizando auditorias remotas e presenciais com coleta de evidências e sinalização de não conformidades.

Após a coleta de informações, visualize de forma clara os planos de ações para sua cadeia de fornecimento. Tenha todo o Analytics e alertas de desvios de padrões de conformidades em um só clique.

Nosso aplicativo Comply possibilita à sua empresa a facilidade, rapidez e segurança da informação para a gestão de riscos de seus fornecedores.

Acesse nosso site e agende uma demonstração!

💻  supplylabs.com.br

📲 (11) 99524-1298 WhatsApp

📧  contato@supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

Como as mudanças climáticas podem afetar a cadeia de fornecimento?

Ninguém é capaz de negar os efeitos que já estamos sentindo na pele. Na última semana fomos atingidos por um episódio excepcional de calor em grande parte do Brasil, com marcas que superaram em muito os valores médios históricos de […]

continue lendo aqui

5 maneiras de obter mais transparência na cadeia de fornecimento

É um desafio para as empresas: tornar sua cadeia de fornecimento transparente não só para os consumidores, mas também a todos os envolvidos no processo. A transparência da cadeia de fornecimento exige que as empresas saibam o que está acontecendo […]

continue lendo aqui

Dúvidas sobre Gerenciamento de Cadeias de Fornecimento? A gente responde

A Supplylabs vai responder suas dúvidas sobre gerenciamento de cadeias de fornecimento para você entender mais o mercado no qual está inserido.

continue lendo aqui
💬 Dúvidas? Nos envie uma mensagem!