SupplyLabs

5 benefícios em digitalizar sua cadeia de fornecimento

Uma cadeia de fornecimento é um amplo ecossistema de atividades, processos de negócios, pessoas, recursos e informações que levam à conclusão do produto ou serviço de uma empresa. A força da supply chain e os fornecedores de uma empresa permite que suas ofertas sejam levadas aos clientes e assim obter vantagem competitiva.

Conversas sobre conformidade, resiliência e criação de uma cadeia de fornecimento sustentável são hoje uma prioridade crescente. Essas questões incentivam as organizações a se afastarem das cadeias tradicionais em favor das digitais.

Em um estudo da IBM de 2019, 84% dos diretores de supply chain disseram que a pouca visibilidade em toda a cadeia era o maior desafio para sua organização, levando a ineficiência e desperdício. A digitalização ajuda a resolver esse problema, estabelecendo maior visibilidade, transparência e responsabilidade ao longo de toda a cadeia.

Além disso, a transformação digital traz benefícios em automação, velocidade, colaboração, redução de custos e conectividade. Também elimina o espaço para negócios ineficientes, melhora a tomada de decisão e libera valor para todas as partes interessadas envolvidas de ponta a ponta.

  1. Melhor visibilidade do desempenho da cadeia de fornecimento

As empresas podem obter visibilidade em tempo real do desempenho do fornecedor, o que permite identificar lacunas que podem causar interrupções e resolvê-las.

As cadeias de fornecimento digitalizadas também são mais centradas no cliente, para que as empresas possam entender melhor suas necessidades e tomar medidas para melhorar sua experiência.

  1. Automação dos processos

Processos automatizados eliminam os processos tradicionais de cadeia de fornecimento manual baseados em papel e também a entrada manual de dados e a necessidade das partes interessadas solicitarem atualizações por meio de telefonemas ou e-mails. Toda a informação necessária está prontamente disponível para quem dela necessitar para melhorar os seus processos e colaborar com outras partes.

  1. Redução de custos e aceleração da inovação

Uma cadeia de fornecimento digitalizada fornece informações atualizadas e holísticas sobre desempenho, status e requisitos. Isso é um benefício direto para a melhoria do fluxo de caixa e redução de custos.

O compartilhamento de informações cria oportunidades para identificar gargalos de processos, reduz o tempo de lançamento no mercado, acelera a inovação e aumenta o retorno da resposta.

  1. Dados e analytics

A cadeia de fornecimento digitalizada é habilitada por muitas tecnologias baseadas em dados, incluindo big data. As empresas podem conectar e relacionar fontes de dados para melhorar o gerenciamento de modo preventivo. Podem aproveitar os relatórios para identificar ineficiências, aumentar a qualidade do produto e aprimorar as experiências do cliente.

  1. Planejamento otimizado

Nas cadeias tradicionais, detectar possíveis problemas e prever seus prováveis efeitos pode ser trabalhoso, demorado e pouco confiável. Em uma cadeia de fornecimento digitalizada, dados sobre qualidade, conformidade e controle compartilhados e atualizados permitem que as empresas antecipem problemas e respondam rapidamente antes que se agravem.

Conclusão: Por meio de ferramentas e tecnologias digitais, as empresas podem coordenar e colaborar melhor com várias partes interessadas, incluindo fornecedores e provedores de serviços terceirizados, intermediários e clientes, para melhorar o desempenho da cadeia de valor de ponta a ponta.

Por essas razões a Supplylabs desenvolveu o Comply: plataforma digital para gerenciamento de dados que fornece uma solução assertiva para toda a operação de auditoria e gestão da cadeia de fornecimento. 

Quer conhecer nossa ferramenta? Entre em contato já!

💻  supplylabs.com.br

📲 11 99524-1298 (WhatsApp)

📧  contato@supplylabs.com.br

leia mais | relacionados

maximize suas vendas b2b

Maximize suas Vendas B2B com Novas Tecnologias

Você já pensou como a transformação digital influencia suas vendas B2B? Essa mudança pode melhorar muito sua produtividade e eficiência. Conforme a inovação em vendas corporativas cresce, novas tecnologias se tornam essenciais. Usar a inteligência artificial (IA) está revolucionando as […]

continue lendo aqui
futuro das vendas B2B

Futuro das Vendas B2B: Estratégias e Tendências

Você está preparado para a próxima grande mudança de negócios, o novo Futuro das Vendas B2B? As tendências e inovações prometem mudar as vendas como conhecemos. Portanto, como você pode garantir que sua empresa esteja na frente, inovando em vendas? […]

continue lendo aqui
Tendências ESG

As Tendências ESG que Moldarão 2024: Uma Análise Detalhada

Explorando as tendências ESG que dominarão 2024, este artigo detalha como a sustentabilidade está cada vez mais integrada nas estratégias corporativas globais. Discutimos temas cruciais como descarbonização, economia circular e a importância crescente da diversidade e inclusão, moldando o futuro das práticas corporativas sustentáveis.

continue lendo aqui